Advogado previdenciário em Milton Brandão – Piauí

Advogado previdenciário em Milton Brandão – Piauí

A hora de se aposentar ou buscar alguma prestação previdenciária (como auxílio doença, benefício por acidente ou pensão por morte), é sozinho, considerando as características, um momento difícil, de alta fragilidade para o trabalhador, que depende neste momento da prestação estatal para garantir sua vida sadia.

Uma dúvida que ocorre é quando e se é preciso contratar um advogado nesse meio tempo, pairam dúvidas em parte da população a atividade do advogado é uma dúvida completa, ou fetichizada, como se fossem como o que aparece em filmes e séries.

Variadas são as fontes para procurar, ou pesquisar acerca dos créditos dos profissionais, inclusive em pesquisas no “Dr. Google”, na internet e em várias outros objetos e formas, como indicações e etc.

No texto a seguir explicaremos, acerca de onde contratar um advogado, quais as funções do profissional, e quando isso é necessário.

Funções do advogado previdenciário

O advogado previdenciário tem a função de atender, acompanhar e fiscalizar os atos processuais focados nos segurados do INSS. Portanto, o especialista atua certificando-se ao que dispõe o artigo 621 das Instruções Normativas do INSS: “O INSS deve conceder o melhor benefício a que o segurado fizer jus, cabendo ao servidor orientar nesse sentido”.

Tendo este objetivo em mente de forma correta e justificada, o advogado previdenciário pode ser acionado no momento do início do processo, por quem quer orientações a respeito das ações mais favoráveis a serem tomadas junto ao INSS.

Podem ser auxílios por especialistas previdenciários os segurados que anseiam benefícios para:

  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Reabilitação profissional;
  • Revisão de benefícios;
  • Pensão por morte;
  • Reconhecimento de tempo como trabalhador rural.

Onde buscar um advogado

Procurar um bom advogado pode ser uma tarefa difícil, achar um profissional ao qual tenha-se a confiança necessária para depositar seus anseios é um desafio crescente. A natureza dessa relação profissional é fundada na confiança mútua, portanto não se deve poupar tempo na hora de escolher o profissional ideal, porque futuramente isso pode modificar os resultados do processo.

Mesmo somente na área previdenciária, ainda há outras características e destacamentos a procurar em um profissional, como qual a necessidade em específico de serviços tem-se? auxílio doença? revisão de benefício? aposentadoria rural? havendo portanto uma alta gama de interesses dentro da área.

Após identificada a necessidade, é relevante refletir se existe realmente a necessidade de acompanhamento do profissional, se é facultativo, e como a presença ou ausência desse profissional afeta nas chances de provimento da ação.

Como buscar informações

Existem inúmeros canais de informações a se procurar na procura desse tipo de profissional, consultas através do Cadastro Nacional de Advogados ou do site da OAB do estado do advogado, trazem dados básicos do profissional assim como regularidade, ainda há sites como o JusBrasil os sites próprios do advogado e etc.

Manter um diálogo satisfatório com o profissional também é ideal, a transparência é a melhor característica de todo profissional sério, passar clareza nas possibilidades de provimento da ação, como comunicar tudo que acontece no processo e tudo que acontece na demanda é uma importante forma de buscar informações desse processo.

Para a maior parte dos casos, os clientes decidem pelo advogado usando da indicação de alguém que já se utilizou desses serviços, mas como dito acima, usar somente esse meio não garante segurança ao cliente, sendo para isso a web uma essêncial ferramenta (principalmente depois do início do Processo Judicial Eletrônico.

Também é importante verificar se o advogado é realmente especialista na área em que se apresenta como tal, para isso procure saber se ele possui artigos sobre o tema, ou mantém blog, site ou canal na web com conteúdo informativo relacionado a esta área.

Valores

Sobre os valores a serem pagos também considera-se importante o que dissemos em relação da transparência, ainda mais considerando que qualquer desentendimento em relação a esses valores, levam a conflitos graves e desgastantes para ambas as partes.

Os honorários advocatícios são devidos para todos os processos, normalmente no processo previdenciário esse pagamento é feito ao fim da ação, toda a previsão de pagamento desses honorários e de todos os valores no processo como dívidas, gastos com viagens, preço de laudos médicos e demais custas judiciais devem ser comunicados e se necessário acordados de comum acordo.

Esse valor de honorários é regido pela tabela da OAB, não é possível apresentar valores inferiores aos previstos, portanto tenha dúvidas sempre de profissionais que se proponham a desrespeitar a tabela ou proponham valores ou práticas que descumpram dessas normas.

Conclusão

O auxílio desse profissional pode servir tanto antes quanto no decorrer dos processos administrativos e judiciais, procurar um advogado pode ser o diferencial necessário, na intenção de sucesso, além de serem profissionais estratégicos no planejamento prévio de ações e questões relacionadas à esfera judicial.

Definir a quantidade de apoio necessário vai depender do índice da complexidade da ação. Para processos mais simples, é provável que até um advogado generalista possa ser útil, mas principalmente para processos de maior complexidade, ou em questões que pairam muitas dúvidas para o cliente,  o suporte completo pode ser mais efetivo, mesmo antes do processo. O importante mesmo é que o profissional escolhido corresponda às expectativas.

Hoje, dada a enxurrada de novos advogados no mercado, aspectos como a experiência, o comprometimento e o bom atendimento ao cliente, acabam sendo diferenciais, dos profissionais bons e regulares, questões a serem consideradas principalmente nos dias de hoje para maximizar suas chances no processo.

Caso você queira assistir o vídeo do nosso canal explicando sobre aposentadoria clique na imagem abaixo:

aposentadoria

Já te falei da nossa página no Facebook? Lá divulgamos os nossos textos e tiramos dúvidas das pessoas. Curta a página para ficar sempre por dentro das novidades (fica logo abaixo se você está usando tablet ou celular e na lateral se está usando computador). Compartilhe essa informação também com pessoas que também se encontrem nesse mesmo caso ou casos parecidos para que possamos ajudar cada vez mais pessoas.

Ficou com alguma dúvida? fale conosco através do whatsapp clicando na imagem abaixo, ou através do nosso formulário de contato clicando aqui:

Entrar em contato advogado

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Se tiver qualquer dúvida estou por aqui!
Powered by

DEIXE DE SER ENGANADO. Receba

GRATUITAMENTE 

informações sobre seus direitos.