Advogado Previdenciário em Figueirópolis – Tocantins

Por que contratar um advogado para aposentadoria em Figueirópolis – Tocantins?

O INSS em todos os seus procedimentos (aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, etc), sempre criaram dúvidas aos segurados, que variam desde que categoria de benefício protocolar, até o tamanho ou se existe realmente o direito, são questões comuns no pensamento dos segurados.




Há alterações na lei e nas regulações próprias (ainda mais com a Reforma da Previdência eminente), também há problemas na prestação do INSS, acarretando em perícias desfavoráveis no momento em que a doença ou problema é claro e/ou não implantação de benefícios apesar do direito existir.

Por isso, saber quando é uma possibilidade, dispensável ou obrigatório contratar um advogado pode auxiliar bastante há quem passa por esse processo, no artigo abaixo falaremos um pouco mais sobre o processo previdenciário e o papel do advogado, acompanhe!

O papel do advogado

O advogado é o especialista que domina a prerrogativa de protocolo (ou seja, detém legalmente o direito de fazer pedidos e dar andamentos em processos perante a Justiça), em alguns processos a presença do advogado pode ser liberada, sendo possível nessas ocasiões o próprio cliente protocolar por sua conta.

Então, apesar da escolha pelo profissional não ser uma obrigação, um advogado específica irá clarear dúvidas acerca do processo de aposentadoria e explicar seus direitos, assegurando que você não se prejudique, podendo mesmo conseguir um valor de benefício maior ou menor.

Reiterando, um profissional pode agir mesmo antes do período de aposentadoria e evitar que você perca tempo dinheiro.

O processo desacompanhado

Ainda que em instâncias Judiciais para o advogado exista o direito privativo a postulação (protocolo de processos) pelo advogado, ocorrem exceções onde esse pedido pode ser feito pelo próprio cliente, por conta própria.

Um dos casos se encontra no próprio Estatuto da Advocacia, no seu artigo 1º inciso 1º que registra a possibilidade da impetração de habeas corpus em qual for a instância ou tribunal desacompanhado do advogado.

Além disso, nas causas que não forem maior que 20 salários mínimos, também é autorizado a postular frente aos Juizados Especiais Cíveis e na Justiça do Trabalho, sendo nessas ocasiões a presença do advogado possível, mas não obrigatória.

É reincidente, por isso verificar nesses dois casos destacados uma presença grande de pessoas que realizam seus processos perante a Justiça sem acompanhamento do advogado, sendo essa uma forma mais recomendável para aqueles que já possuem uma certa noção do Direito e de como é a Justiça.

Planejamento prévio

Algo raro no Brasil mas relevante é a preparação antecipada, mesmo quando há dúvidas ou possibilidade de risco durante o procedimento, muitos só vão pensar em como vão se aposentar ou como agir em relação a algum benefício, no final da vida.

A preparação, estudo e organização prévia em qualquer ação previne vários problemas futuros, com o processo previdenciário não é diferente, evita filas, atrasos, falhas documentais, podem ser facilmente resolvidas com o estudo e orientação corretos.

O advogado pode atuar também, portanto, de maneira preventiva esclarecendo dúvidas como:

  • Qual o melhor momento para pedir a aposentadoria?
  • Qual será o valor do meu benefício?
  • É possível aumentar o valor que contribuo, para aumentar o valor do benefício?
  • Quais documentos são precisospara o processo de aposentadoria?
  • Já paguei o suficiente, posso parar de pagar?

Como escolher um Advogado

Muita gente pela ausência de experiência, não sabem nem por onde iniciar ao procurar um advogado, e por isso terminam por passar por períodos de falta de decisão ou escolhas ruins.

Para escolher bem, independente da cidade, inclusive em Figueirópolis – Tocantins é central saber de certas informações sobre histórico do profissional, currículo, campo de atuação, escritório, inserção em mídias digitais e etc.

Alguns fatos e características a ser levados em conta são:

  • Formação:Conversar com o advogado/escritório é sempre principal (lembre-se essa relação profissional é fundada na confiança). Busque aprender da formação acadêmica, especialização, campo de atuação e todas as informações em relação ao campo específico do Direito ao qual se procura.
  • Clientela: O passo seguinteé buscar os casos pregressos do escritório, os registros de atendimento e se os processos estão no campo de atuação desejados, consultar opiniões em sites onde isso é possível (como o google meu negócio) também podem ajudar.
  • Custos: todos os valoresda atividade advocatícia são controlados pela tabela da OAB, veja se o seu profissional cumpre a tabela e se os valores que ele cobra seguem a média de sua função (duvide sempre de profissionais que se propõe a cobrar valores muito abaixo da tabela).

Histórico

Outra fonte de informações relevantes do advogado é seu próprio histórico de atuação, que fica disponível na própria OAB ou em sites que registram processos como o JusBrasil.

A advocacia enquanto profissional liberal, deixa o profissional bastante limitado a sua própria reputação, portanto punições e registros negativos na mídia e na OAB, são uma dos jeitos de escolher por um profissional ou outro, evitando possíveis problemas.

Porém registre-se, que o poder postulatório no Brasil é do advogado, portanto, para ser advogado no país é preciso possuir registro na Ordem dos Advogados do Brasil, não existe outro caminho ou outro profissional que possa dirimir questões previdenciários que não o advogado.

Advogado Online

Dessa forma, uma das dicas centrais e meios de se pesquisar ou contratar um advogado, mesmo em Figueirópolis – Tocantins é o a web. Devido a que, de uma maneira geral, advogados ou escritórios de advocacia possuem sites, redes sociais, páginas na web. Já é comum, alguns escritórios perderam até atendimento ou atuação física, contratando e dialogando com os clientes somente pela web.

Os mais interessados profissionais sempre vão atrás de um bom relacionamento com o público, além de respostas imediatas e transparência nos processos, por isso esse tipo de profissionais mais ligados com a modernidade, acabam também por ser mais ligados do seu público do que os antigos escritórios tradicionais

Isso certifica aos escritórios mais “joviais” uma participação na maior parte do território brasileiro, reduzindo barreiras e expandindo as possibilidades de decisão dos clientes, portanto leve em conta isso também na hora da decisão, a transparência, organização e atenção as novas tecnologias é um dos aspectos chaves atualmente.

Conclusão

Em resumo, a melhor forma de se assegurar da melhor decisão é a busca por informações. O diálogo e a transparência, além da confiança são características essenciais na sua relação com seu advogado, Sendo assim, de maneira geral, sobre sua formação, validez de atuação e até mesmo possíveis irregularidades na carreira.

O respeito a princípios éticos e a não proposição de ações mágicas ou pouco possíveis são outros aspectos a se considerar, por isso almeje sempre pela melhor opção e não a mais cômoda ou próxima, ou por indicações duvidas. Procure sempre saber do que pensa ou o que avalia o advogado sobre seu caso em específico.
Fizemos um vídeo que explica o trabalho do advogado previdenciário, veja abaixo:

Se você gostou do vídeo, se inscreva no canal, clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? fale conosco através do whatsapp clicando na imagem abaixo, ou através do nosso formulário de contato clicando aqui:

Entrar em contato advogado

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Se tiver qualquer dúvida estou por aqui!
Powered by

DEIXE DE SER ENGANADO. Receba

GRATUITAMENTE 

informações sobre seus direitos.