Você precisa saber como consultar resultado da perícia no INSS e não sabe como? Então, se você quer saber sobre como consultar o resultado da perícia no INSS, é só continuar neste artigo que iremos falar sobre os principais detalhes.
Conteúdo
O que é a perícia médica do INSS?
A perícia médica do INSS nada mais é que um tipo de procedimento que é feito por um profissional da saúde, devidamente habilitado, pelo instituto. A perícia é obrigatória para todos os tipos de trabalhadores que querem comprovar a sua incapacidade, seja ela parcial ou total, que o impeçam de realizar algum tipo de trabalho laboral.
É justamente por intermédio dessa perícia que se torna possível ter a certeza de que o indivíduo em questão de fato possui a doença que afirma ou de que houve algum acidente que provocou a incapacidade. Somente depois disso é que se torna possível solicitar a concessão, continuação ou mesmo a cessação do seu benefício.
Quem pode e quando utilizar este serviço?
Todo e qualquer trabalhador que precisa pedir o auxílio-doença, acidente ou mesmo a aposentadoria por invalidez, deve passar pela perícia médica. É possível fazer a solicitação a qualquer momento, sendo que o profissional que está doente precisa se afastar por mais de 15 dias antes de fazer o agendamento.
Como consultar o resultado da perícia médica?
Primeiro, você precisa entender que a perícia médica do INSS não sai na hora, mas a liberação costuma ocorrer no mesmo dia. O INSS costuma disponibilizar o resultado da consulta a partir das 21 horas do dia em que se fez a perícia.
Como consultar resultado da perícia no INSS pelo site?
Consultar o resultado da perícia do INSS através do site é algo bastante simples. Basicamente, tudo o que você deve fazer é:
1º Passo: Entre no Meu INSS
Assim que você entrar no site Meu INSS, basta apertar nos dizeres “Entrar com gov.br”.
Se porventura for o seu primeiro acesso, é só apertar para criar uma nova conta, sendo que em poucos minutos já terá feito.
2º Passo: Faça seu login
Assim que apertar nesses dizeres, basta informar o seu CPF e a senha cadastrada para poder ter acesso ao painel.
3º Passo: Vá até “Outros Serviços”
Feito isso, basta ir até a parte inferior da tela e buscar pelos dizeres “Outros Serviços”. Feito isso, selecione a aba “Resultado de Benefício por Incapacidade”.
4º Passo: Consulte o resultado da Perícia
Assim que entrar na página mencionada, já será possível encontrar a sua solicitação. A princípio, terá acesso ao número do seu requerimento, tipo de benefício que solicitou e o status da solicitação.
Na parte inferior da sua aba, será possível notar um botão para salvar o arquivo, mas é possível visualizar sem ter que fazer o download.
É nesse documento que será possível verificar a decisão, isto é, se ele foi ou não aceito, bem como o motivo para essa resposta.
Como agendar uma Perícia Médica do INSS?
Para poder fazer o agendamento da sua perícia médica, o trabalhador deve ligar para o número 135, que é o telefone do INSS. Caso queira, também é possível agendar a sua perícia através da internet, seja pelo aplicativo ou pelo site, mas por telefone costuma ser mais simples.
Assim que conseguir agendar, mantenha-se atento em relação ao dia, hora e o local para não perder a perícia.
Se o afastamento se der em decorrência de um acidente de trabalho, a empresa precisa entregar uma cópia do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), que você deve entregar no dia da perícia ao médico do INSS.
Quais são os documentos preciso levar?
Quando chegar o dia do agendamento, você precisa estar munido de alguns documentos. Dentre eles, mencionamos os seguintes:
- Carteira de trabalho;
- CPF e RG;
- Comprovante de endereço;
- Laudos médicos;
- Receituários;
- Comprovante do agendamento da perícia;
- Declaração de último dia trabalhado;
- Comunicado de acidente de trabalho (se for o caso).
Quantos dias demora para receber o pagamento após a perícia?
Com o acordo no Ministério Público, o INSS deverá cumprir os seguintes prazos a partir de junho de 2021, conforme definido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no Tema 1066:
Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 90 dias
Benefício assistencial ao idoso: 90 dias
Aposentadorias (exceto por invalidez): 90 dias
Aposentadoria por invalidez: 45 dias
Salário-maternidade: 30 dias
Pensão por morte: 60 dias
Auxílio-reclusão: 60 dias
Auxílio-doença: 45 dias
Auxílio-acidente: 60 dias
O que acontece é que esses prazos não são cumprido pelo INSS devido à carga de trabalho e falta de servidores. Então é possível que você tenha que esperar muito mais do que isso. Se quiser pode utilizar um mandado de segurança para obrigar o INSS a analisar rapidamente o seu pedido.
O que fazer quando o resultado da perícia não sair?
Como já mencionado, o resultado da perícia deve sair a partir das 21 horas do dia em que se fez esse procedimento, mas pode acontecer de você não ser capaz de visualizar o resultado. Se esse for o caso, ligue para o telefone do INSS, através do número 135.
Assim que estiver falando com um dos atendentes, é só explicar toda a situação. O atendente deve verificar as pendências e orientar como resolver a questão.
Quais são as prováveis pendências que o trabalhador pode ter?
Para que o instituto possa reconhecer o direito do trabalho para receber o benefício, é fundamental passar por algumas etapas. Além de comprovar a incapacidade, há outras possíveis pendências que podem surgir, tais como:
Dados cadastrais incorretos
Um dos problemas mais comuns é quando os seus dados estão incompletos ou incorretos. Além do RG e CPF, pode haver inconsistências no comprovante de endereço ou mesmo carteira de trabalho.
Vínculos empregatícios e remunerações
Existem casos em que algumas empresas deixam de registrar os dados da maneira correta, algo que também pode interferir em seu pedido.
Falta de documentos
Tanto o CAT quanto o DUT são essenciais para dar prosseguimento à solicitação. Caso não os apresente, isso também pode resultar em pendências.
Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria ou outros benefícios, e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco, através do formulário de contato ou do whatsapp que está na tela.
As informações foram úteis para você? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Você pode ajudar muitas pessoas que precisam dessa informação. E se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como o nosso deixe seu e-mail abaixo que vamos te enviar informações sempre que tivermos novidades.
Um abraço e até o próximo post.
Advogado e redator. Viciado em academia e cafeína. Pronto para defender o seu direito. Especialista em processos do consumidor.
Faça parte da nossa lista!
NUNCA MAIS SEJA ENGANADO: Faça como 13.473 pessoas e receba GRATUITAMENTE informações sobre seus direitos.