Vitorio Netto Advocacia | Marca
Doenças que geram aposentadoria por invalidez

 Aposentadoria por invalidez

Hoje nós vamos falar para vocês sobre as doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez. Muita gente pergunta isso para gente: eu tenho uma doença tal posso me aposentar por invalidez ? e em tese o que leva a pessoa se aposentar por invalidez no INSS é a data do depoimento, a partir disso é averiguado se a pessoa está incapacitada para qualquer trabalho, para qualquer atividade. Além disso é necessário ter contribuído para o INSS, não tem como receber sem nunca ter contribuído, pois isso é uma via de mão dupla: você tem contribuir para você poder receber o benefício.

Assista nosso vídeo onde tratamos do tema

Aproveite e inscreva-se no nosso canal

Como receber aposentadoria por invalidez

Primeiro inicia recebendo o auxílio-doença, só depois que o INSS vai conceder aposentadoria por invalidez. Em alguns casos a pessoa conseguiu receber logo, mas são casos muito raros onde apenas é deferido para pessoas que tem uma lesão bem grave mesmo, impossibilitando  a pessoa de se locomover, de fazer todas as atividades da vida dela. Leia nosso texto onde falamos como conseguir aposentadoria por invalidez clicando aqui.

Quando se inicia com o auxílio doença  eles vão verificar se você não tem condições de exercer outra atividade, então se você trabalha na função de vigilante e você tem um problema no olho que reduz sua visão, você está incapaz de exercer apenas essa função de vigilante, mas pode existir outra função que provavelmente você pode exercer , logo o INSS vai tentar te reabilitar para uma outra atividade.

Nessa nova função ele tem que fazer o curso treinamento e tentar te colocar no mercado de trabalho,  então se você é novo e tem entre trinta e poucos anos a quarenta anos você dificilmente vai conseguir aposentadoria por invalidez. Pode ser que você consiga se o caso for muito grave, mas se não for tão grave você não vai conseguir e eles vão fazer de tudo para te reabilitar, para você ter uma nova função, e trabalhar com outra coisa. Então, não adianta perguntar a minha doença específica da aposentadoria por invalidez? pois qualquer doença pode te dar a depender das condições citadas acima. Trabalhar em qualquer atividade se você tem uma doença que impossibilita você, em tese, tem direito a aposentadoria por invalidez mas isso não significa que não ser deferida.

Consulta advogado previdenciário
Consulta com advogado previdenciário

Reabilitação profissional

Antes de conceder a aposentadoria por invalidez eles vão tirar auxílio-doença e vão tentar te reabilitar para uma nova função, então se você no caso do vigilante citei,  tem um problema de visão ele vai vão tentar reabilitar ele para nova função já que você não vai poder exercer uma função que precise de uma boa visão. Então vão tentar pegar ele colocar numa outra função, talvez possa ser caixa de alguma empresa, possa trabalhar em alguma outra atividade que não exija tanto a visão, e aí ele vai ser reabilitado agora você tem uma doença que impossibilita a fazer qualquer coisa como andar, que impossibilita  se locomover e viver sua vida normalmente, aí sim cabe a questão da aposentadoria por invalidez.

Sempre que for solicitada a aposentadoria por invalidez eles vão te conceder auxílio-doença, e você vai passar por uma perícia onde  vão ver que você tá doente ainda, e vão acabar renovando renovar até chegar o momento que eles vão te conceder aposentadoria por invalidez. Muitas vezes tem pessoas que passam anos recebendo auxílio-doença e não recebe uma aposentadoria por invalidez ou recebe e depois de cinco anos ou dez anos a aposentadoria por invalidez.

Corte do benefício

Outra coisa importante é que o fato de receber aposentadoria por invalidez não quer dizer que você não volte para trabalhar, pode ser também que o INSS que chame pro nova perícia e veja que você recuperou a condição e pode trabalhar, então aí ele vai te botar para trabalhar de volta. Esse benefício não é vitalício.

Existe a discussão judicial fala sobre a pensão, pelo fato da pessoa ficar muito tempo fora do mercado de trabalho, e você ficar o absoluto. Como é o caso de pessoas que trabalharam em banco, você trabalhar em banco e tiveram problema como LER (lesão por esforço repetitivo) por esforço repetitivo, e se aposentador por invalidez, passados 15 anos 20 anos tem o chamamento das pessoas para fazer uma perícia, e o perito define que a incapacidade não existe mais ou diminuiu de forma considerável. Mas como que ela consegue voltar o banco e trabalhar normalmente sendo que mudou o sistema, uma pessoa que está sem estudar porque estava parada, ela não vai conseguir  entrar no mercado de trabalho, não vai conseguir voltar exercer atividade dela e provavelmente vai ser demitida.

Então é vale dizer que se você está nessa situação o ideal é sempre tentar estudar e se manter atualizado, pois existe a possibilidade de ser cortado.

Conclusão

A aposentadoria é um direito do cidadão trabalhador que foi acometido por algo doença comum, ou acidente de trabalho, ou doença ocupacional, que o incapacitou para o trabalho.

Assim, para obtenção do benefício é sempre importante ser acompanhado por uma profissional da área, que vai te ajudar a conseguir um benefício melhor e te orientar do que fazer para exigir os seus direitos.

É muito comum ver pessoas que tem direito ao benefício por estarem doentes, mas que não conseguem por falta de orientação, portanto, não faça economia de palito e evite sair prejudicado. Um acompanhamento no momento ideal vai te fazer economizar tempo, dinheiro e evitar dores de cabeça.

Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria especial e outros benefícios e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco.

Eu escrevi um ebook que pode te ajudar a conseguir o auxílio-doença. Você nunca mais vai sofrer no INSS. Para pegar o ebook vá nessa página

https://lp.vitorionetto.com.br/auxiliodoenca/

As informações foram úteis para você? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Você pode ajudar muitas pessoas que precisam da informação.

E se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como o nosso deixe seu e-mail abaixo que vamos te enviar informações sempre que tivermos novidades.

Um abraço e até o próximo post.

Inscrever
Notificar
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários

DEIXE DE SER ENGANADO. Receba

GRATUITAMENTE 

informações sobre seus direitos.