Vitorio Netto Advocacia | Marca
Erros do CNIS – Como corrigir?

Como corrigir erros nos CNIS?

Vamos falar sobre que você pode fazer quando você encontrar o erro no CNIS, quando as informações dele estão diferente da sua carteira de trabalho. Isso vai gerar um problema para você na hora que você for pedir um benefício no INSS, porque o CNIS cadastro Nacional de informações sociais contra toda a sua vida de trabalho,  a data que você entrou na sua empresa, a data que você saiu de outras empresas anteriores, quanto que você recebia etc. Então essas informações elas tem que estar  compatíveis na sua carteira de trabalho, se você  trabalhou de carteira assinada, se você estava contribuir como autônomo.

Devem constar também os valores da contribuição,  e o período que você contribuiu. O que acontece muitas vezes, e que essas informações não são usada da maneira correta, então por exemplo a pessoa trabalhou 1 ano na empresa mas não consta no CNIS que ela trabalhou apenas seis meses ou costa que ela trabalhou mas não tem a data de saída, isso provavelmente é algum erro de informação. A empresa ela não enviou os dados corretos ao INSS ou INSS lançou esse dado de maneira errada no CNIS e aí gerou prejuízo para a pessoa  na hora que ela for se aposentar ou for pedir um benefício. Se ela não tiver como comprovar aquele período, aquela diferença de tempo ali que tá na carteira de trabalho, o INSS vai considerar o que tá no CNIS.

É importante fazer essas correções antes de você se aposentar, a gente já viu o caso aqui de pessoas que tinha direito a aposentadoria porque já tinha cumprido o tempo de contribuição mas não conseguiu pois faltava tempo porque ele não tinha como comprovar. Isso ocorrer principalmente em trabalhos na década de 80 e 90, quando ainda não tinha computador era mais complicado essa troca de informações e não tinha  informações  no CNIS, apenas na carteira trabalho. Apesar de ter contribuído para o INSS ela não consegue se aposentar porque esse tempo não bate, ela tem que comprovar que ela trabalhou aquele período.

Muitas vezes as pessoas é colocam dados na carteira, infelizmente, tem pessoas tentam fraudar o INSS colocando dados na carteira de trabalho, e  é por isso que o INSS se resguardar a e cobrar documentação para comprovar que a pessoa exercer atividade, que a pessoa trabalhou naquele período ali, para poder conceder o benefício e considerar aquele período no cálculo.

Para corrigir esses erros você pode acessar o site Meu INSS, e realizar a solicitação no portal do INSS. Você abrirá um requerimento onde você mesmo vai juntar seu CNIS,  carta de trabalho e outras provas, como o crachá da empresa onde trabalhou, contra-cheque, rescisão contrato trabalho se você trabalha em uma empresa, se você pagou como autônomo e não consta lá você pode apresentar os carnês pagos. É importante que você tenha guardado esses comprovantes de pagamento para evitar um prejuízo para você.

Em relação ao valor, tem gente ela vai receber o benefício só um salário mínimo, pois o benefício é calculado de acordo com o que a pessoa pagou a partir de julho de 1994. O INSS então analisa casa mês ela pagou e vai cortar valor que for inferior a contribuição mínima,  e isso aí vai ser utilizado no cálculo do benefício a receber. Se consta um cálculo errado, ela não vai receber o benefício no um benefício com valor correto

Hoje em dia está mais difícil aposentar após a reforma, mas é importante que você não perca tempo de trabalho que você tem, que você realmente exerceu e consta na sua carteira de trabalho, para não te prejudicar e você não tem que trabalhar mais o que você precisa para conseguir seu benefício. Para fazer uma melhor análise do seu CNIS e dos seus documentos e o ideal é buscar um profissional e realizar o planejamento previdenciário.

Assista nosso vídeo onde explicamos tudo sobre esse tema

Aproveite e inscreva-se no nosso canal

 

Previdenciário Previdenciário

É importante que você faça um planejamento Previdenciário Previdenciário, ele vai comparar o seu CNIS com a carteira de trabalho ou outros elementos que você tem que comprar o que você trabalhou um tempo maior do que está  no CNIS para poder se aposentar, por exemplo, o trabalho insalubre aumenta o seu tempo comum,  ela pode aumentar alguns anos na sua no seu tempo de contribuição, se comprovado a parir do seu PPP- Perfil Profissiográfico Previdenciário,  que é o documento que empresa te dar quando você sai e serve para comprovar a atividade especial.

Consulta para planejamento de aposentadoria
Planeje sua aposentadoria com um advogado especialista

Conclusão

Se você deixar para resolver essas questões em cima da hora, caso você tenha algum problema no seu CNIS e demora a contratar um advogado, para entrar na justiça você vai perder de dois ou três anos esperando sua aposentadoria, sendo que se você tivesse resolvido antes você poderia conseguir se aposentar na data correta.

Caso você esteja vivendo essa situação, o ideal é procurar ajudar de um advogado previdenciário e agendar uma consultoria. O advogado especializado vai te orientar da melhor forma para solucionar o seu problema.

Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria ou outros benefícios e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco.

As informações foram úteis para você? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Você pode ajudar muitas pessoas que precisam da informação.

E se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como o nosso deixe seu e-mail abaixo que vamos te enviar informações sempre que tivermos novidades.

Um abraço e até o próximo post.

 

Inscrever
Notificar
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários