Extrato INSS

Extratos do INSS

Benefícios são muito importantes na vida dos trabalhadores, principalmente naqueles momentos em que sua capacidade de trabalha encontra-se restrita por algum motivo, seja em razão de uma doença ou de um acidente. Assim sendo, quem é beneficiário da previdência social e esta utilizando algum benefício fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, deve estar sempre atento a sua situação, para isso é possível consultar o extrato do INSS.

O Extrato é o documento do INSS é o documento que comprova a renda dos beneficiários, ele detalha os valores, a data e o banco de pagamento do benefício. Esse extrato de pagamento do benefício pode ser retirado por pessoas que estejam recebendo algum benefício do INSS. Os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil podem consultar o seu Histórico de Pagamento de Benefício no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet, através da opção “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa. Em caso de dúvidas, consulte o gerente do seu banco.

Existe ainda o Extrato de previdenciário (CNIS), o extrato de empréstimo consignado, extrato de imposto de renda, a consulta a declaração do benefício, a consulta a carta de concessão e ao resultado da pericia, simulação do tempo de contribuição e atualização de dados. Todas essas são formas de você verificar a sua situação perante o INSS.

Como consultar o Extrato de pagamento

O solicitação desse documento pode ser realizada de duas maneiras, pela internet ou com agendamento para comparecer à unidade do INSS. Caso você escolha fazer a retirada pela internet siga o passo a passo a baixo:

  1.  Acesse o Portal do Meu INSS
  2.  Selecione a opção “login” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro no Meu INSS. Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
  3.  Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.

Caso sua escolha seja agendar e comparecer a uma agencia do INSS para fazer a retirado do documento, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
  2. Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “pagamento” e selecione o serviço desejado.
  3. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

É necessário levar no dia marcado a procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, nos casos de não ser o titular do benefício que ira fazer a retirada desse documento, além de documentos pessoais do titular.

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Consulta ao Extrato Previdenciário (CNIS)

O CNIS é o histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa, seja empregado, individual, empresário, doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber mês a mês se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá para saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar.

Nele é possível encontrar informações como o nome do empregador, o período trabalhado e a remuneração recebida, além das contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviço (trabalhadores por conta própria).

Veja o passo a passo de como solicitar esse documento pela Internet:

  1. Entre no site da previdência social por clicando aqui;
  2.  Faça um cadastro (caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número, ou login da página;
  3. Consulta Extrato INSS
  4. Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)” ,do lado esquerdo da página, e emita o documento.

Caso escolha o agendamento e comparecimento presencial à unidade do INSS, siga os passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS
  2. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
  3. Clique em “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “extrato” e selecione o serviço desejado.
  4. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

Os documentos necessários são os mesmo do Extrato de pagamento.

Para saber mais sobre contribuições para o INSS clique aqui e confira nosso texto.

Confira nosso vídeo e saiba como obter o seu CNIS

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Extrato de Empréstimo Consignado

Por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo. Pode ser consultado por qualquer pessoa que recebe benefício de aposentadoria e pensão por morte do INSS, que autorizou desconto para fins de pagamento de empréstimo pessoal ou constituição de reserva de margem de cartão de crédito. Também é possível realizar a retirada dessa documento pela internet o pessoalmente em uma agencia do INSS mediante agendamento.

Caso opte por realizar a retirada pela internet sem comparecimento à unidade do INSS, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Meu INSS
  2. Selecione a opção “entrar” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro. Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “CADASTRE-SE”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
  3. Ao acessar o sistema com a senha, escolha a opção “Extrato de Empréstimo Consignado”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.

Caso opte pelo agendamento e comparecimento à unidade do INSS, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Meu INSS
  2. Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “empréstimo” e selecione o serviço desejado.
  3.  Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

Os documentos necessários são os mesmo do Extrato de pagamento.

Histórico de Crédito de Benefício

Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício. Esse documento pode ser conseguido no site do INSS, clique aqui e retire o seu.

Resultado de Perícia

É o documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que solicitaram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade e passaram por perícia médica no INSS. Pode ser conferido por meio do seguinte site, clique aqui.

Consulta advogado previdenciário
Consulta com advogado previdenciário
Extrato de Imposto de Renda

O Extrato da Declaração do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (mais conhecido como Extrato do Imposto de Renda ou Extrato do IR) é um compilado de informações da Receita Federal que mostra o status da sua declaração. É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR). É retirado no site da Receita Federal.

Caso deseje ter acesso a esse documento, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a plataforma e-CAC que oferece vários serviços, assim que você acessar você irá gerar um código de acesso.
  2. Logo acesse a página Meu Imposto de Renda e preencha os dado.
  3. Clique em Declarações e Demonstrativos.
  4. Selecione Meu Imposto de Renda – Extrato da DIRF.
  5. Escolha o serviço desejado.
Carta de Concessão

Documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício, a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento. Para ter acesso a esse documento, siga as instruções a seguir:

Pedir o documento através do site:

  1. Faça login no Meu INSS.
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer.
  3. Clique no benefício desejado.
  4. Clique em “Salvar”.

Também existe a opção de  agendar para pegar o documento no INSS. Para isso:

  1. Faça login no Meu INSS.
  2. Clique em: agendamentos/solicitações.
  3. Clique em: Novo Requerimento.
  4. Digite o nome do serviço e siga as orientações.
Simulação de Tempo de Contribuição

Também conhecido como ‘Calculadora do INSS’, a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.

Consultar revisão de benefício

A consulta de benefício em revisão é a possibilidade de consultar como está o andamento do seu pedido de revisão no INSS. Pode ser realizada através do site do INSS. Clique aqui e confira.

Leia nosso texto e fique por dentro de como funciona o pedido de revisão dos benefícios, basta clicar aqui.

Dica

Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria ou outros benefícios e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco.

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Um abraço e até o próximo post.

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