Conteúdo
O que é o planejamento previdenciário?
A ideia do planejamento previdenciário é que você possa organizar e preparar a sua aposentadoria, para você requerer ela o quanto antes e com o melhor valor possível. Diante das séries de requisitos para o trabalhador se aposentar, esse planejamento se mostra importante, ainda mais com a Reforma da Previdência, de novembro de 2019, em que existem inúmeras possibilidades para solicitar sua aposentadoria.
O planejamento previdenciário auxilia o trabalhador a compreender os seus direitos previdenciários, verifica possíveis pendências de documentos, além de evitar atrasos na aposentadoria e identificar o melhor momento para se aposentar e o que fazer para aumentar o seu valor.
O planejamento envolve verificar se o trabalhador está fazendo suas contribuições na fora correta, no valor correto e qual vai ser o melhor momento para ele requerer o seu benefício.
Como é feito o planejamento previdenciário?
No planejamento previdenciário são analisados a carteira de trabalho, verificando as datas dos vínculos trabalhistas para cálculo do tempo de contribuição e carência. Também é analisado CNIS, que é o cadastro de informações do INSS, no intuito de verificar e corrigir possíveis divergências ou inconsistências que possam atrasar o processo de aposentadoria, como datas erradas, vínculos e remunerações não registradas, etc. Para as pessoas que trabalharam em atividades insalubres ou periculosas, o PPP, que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário, também é analisado, a fim de verificar as possibilidades para a concessão de uma aposentadoria especial ou pelo menos a conversão do tempo especial para gerar um período “fictício” a mais no tempo de contribuição.
Especialmente para os trabalhadores que têm o direito à aposentadoria especial, o planejamento previdenciário mostra-se essencial, devido ao tempo especial que eles precisam trabalhar para se aposentar, que é menor que as outras atividades comuns.
Quando fazer o seu planejamento?
O quanto antes, melhor. Um detalhe importante é que os planejamentos previdenciários são sempre feitos com base na legislação atual. Então, por exemplo, se o trabalhador fez um planejamento previdenciário com base na legislação que existia antes da reforma da previdência em 2019, provavelmente, hoje, esse planejamento vai estar desatualizado. A ideia é que o trabalhador periodicamente esteja reavaliando seu planejamento para ver se ele está de acordo com a legislação atual.
Então, se você já está contribuindo com o INSS, é aconselhável que a partir dos 30 anos já procure um profissional especializado, com toda a documentação organizada, para que seja verificada a melhor condição para a sua aposentadoria.
Como fazer o seu planejamento previdenciário?
O primeiro passo e o mais importante é contratar um profissional especializado no assunto, que realmente entenda as mudanças que a legislação previdenciária trouxe e quais são as regras atuais que devem ser aplicadas nos benefícios.
O profissional vai levar em consideração os tipos de aposentadoria, simular o seu tempo de contribuição, os valores de suas contribuições e assim, verificar a possibilidade da quantia que o trabalhador deseja receber de benefício. O profissional também vai verificar o direito adquirido do trabalhador, se ele se encaixa em algumas Regras de Transição da Reforma da Previdência ou se está dentro das novas regras previdenciárias.
Mas, e na prática? Será que fazer um planejamento previdenciário faz diferença? Sim, faz muita diferença. Todo esse planejamento, na prática, pode permitir que o valor da sua aposentadoria seja maior, além de otimizar as contribuições previdenciárias, poupando seu dinheiro e de certa forma investindo no valor que o trabalhador irá receber futuramente.
Em suma, o planejamento previdenciário permite ao trabalhador se aposentar no tempo certo, com o melhor valor possível, garante um processo de aposentadoria mais rápido, além de economizar dinheiro e ter a tranquilidade no momento da aposentadoria.
Não existe fórmula mágica, os casos precisam ser analisados individualmente, para que seja feita um calculo específico para a sua situação. Por isso, contrate um profissional realmente capacitado, que conhece a legislação, que sabe o que vai aplicar na sua situação.
Assista o vídeo do nosso canal no youtube falando sobre o que é o planejamento previdenciário. Aproveita e segue a gente por lá também.
Conclusão
Vimos que o planejamento previdenciário envolve verificar se o trabalhador está fazendo suas contribuições na fora correta, no valor correto e qual vai ser o melhor momento para ele requerer o seu benefício. É sobre organizar e preparar a sua aposentadoria, para requerer ela o quanto antes e com o melhor valor possível.
Os documentos principais para o profissional capacitado fazer o planejamento são a carteira de trabalho do trabalhador, o CNIS, que é o Cadastro de Informações do INSS e o PPP, que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário, no caso dos trabalhadores que exerceram atividades especiais, que envolvem, por exemplo, insalubridade e periculosidade.
A partir dos 30 anos, já é recomendável que o trabalhador procure este profissional para que ele possa verificar todas as possibilidades para o requerimento da melhor aposentadoria possível, ressaltando que as simulações são realizadas a partir da legislação atual.
O profissional vai levar em consideração os tipos de aposentadoria, simular o seu tempo de contribuição, os valores de suas contribuições e assim, verificar a possibilidade da quantia que o trabalhador deseja receber de benefício. O profissional também vai verificar o direito adquirido do trabalhador, se ele se encaixa em algumas Regras de Transição da Reforma da Previdência ou se está dentro das novas regras previdenciárias.
Caso você deseje realizar o seu planejamento previdenciário, o ideal é procurar ajudar de um advogado previdenciário e agendar uma consultoria. O advogado especializado vai te orientar da melhor forma para solucionar o seu problema.
Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria ou outros benefícios e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco.
As informações foram úteis para você? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Você pode ajudar muitas pessoas que precisam da informação.
E se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como o nosso deixe seu e-mail abaixo que vamos te enviar informações sempre que tivermos novidades.
Um abraço e até o próximo post.
Advogado Previdenciário que vai te ajudar a entender os seus direitos para que consiga o seu benefício do INSS.
Faça parte da nossa lista!
NUNCA MAIS SEJA ENGANADO: Faça como 16.473 pessoas e receba GRATUITAMENTE informações sobre seus direitos.