Vitorio Netto Advocacia | Marca
Quanto tempo demora o retroativo do Auxílio-doença?

Retroativo do auxílio-doença

Você sabe quanto tempo leva para receber o retroativo de um processo de auxílio doença? Depois que você tiver dado entrada em um processo  judicial é importante é a sentença do juiz, se for favorável a parte autora o INSS terá que começar a pagar a partir da sentença em até dias 30 dias para poder implantar esse benefício.

Pode acontecer também de o INSS recorrer dessa decisão, ou ele pode não recorrer o que dará fim ao processo. Se ele recorrer, vai cair na instância superior que pode levar anos para ser julgado, e você poderia ser retroativo. Mas se você tiver sorte e o INSS não recorrer ele apresenta cálculos pra poder pagar o valor devido.

Consulta advogado previdenciário
Consulta com advogado previdenciário

Como vou receber esse valor?

Nas situações em que a pessoa ganhar judicialmente o auxílio doença, o INSS tem 3o dias a partir da sentença para começar a pagar. O retroativo será contado desde a data do requerimento do auxílio, mas caso o perito não reconheça que ele estava incapacitado desde a data do requerimento será contada a partir da data da perícia.

Nos casos em que INSS recorre, todo o tempo desde a sentença até o momento de sair a decisão da instância superior também será pago como retroativo. Caso ele não recorra, irá apresentar cálculos para pagar o valor do retroativo.

Se o valor a ser pago for menor do que 60 salários mínimos será pago por RPV (requisição de pequeno valor), que a partir da data em que o advogado concordar com as cálculos levará entre 4 e 5 meses para o recebimento do valor. Se o valor for superior a 60 salários mínimos será pago por precatório, nesse caso o recebimento do valor demora mais, em média um ano. Caso essa requisição seja enviada até 1 de julho de 2019, por exemplo, a pessoa receberá em 2020.  Mas caso seja feita depois do mês de julho de 2019 só irá receber em 2021.

Conclusão

Caso você esteja vivendo essa situação, o ideal é procurar ajudar de um advogado previdenciário e agendar uma consultoria. O advogado especializado vai te orientar da melhor forma para solucionar o seu problema.

Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria ou outros benefícios e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco.

Eu escrevi um ebook que pode te ajudar a conseguir o auxílio-doença. Você nunca mais vai sofrer no INSS. Para pegar o ebook vá nessa página

https://lp.vitorionetto.com.br/auxiliodoenca/

As informações foram úteis para você? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Você pode ajudar muitas pessoas que precisam da informação.

E se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como o nosso deixe seu e-mail abaixo que vamos te enviar informações sempre que tivermos novidades.

Um abraço e até o próximo post.

Inscrever
Notificar
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários

DEIXE DE SER ENGANADO. Receba

GRATUITAMENTE 

informações sobre seus direitos.