Vitorio Netto Advocacia | Marca
O extrato de empréstimo consignado do INSS

Extrato de empréstimo consignado do INSS e a sua função

É sempre importante ter em mãos os extratos dos valores gastos mensalmente, mesmo que sejam relacionados a benefícios como aposentadoria ou cartão consignado.

Pensando nisso, decidimos escrever o presente artigo com todas as informações necessárias para que você caro leitor, possa conhecer tudo sobre o extrato do empréstimo consignado do INSS e qual a função deste para os beneficiários da Previdência Social.

O que é o extrato de empréstimo consignado?

O extrato do empréstimo consignado é um serviço do INSS que permite ao cidadão o direito de realizar um acompanhamento mensal do valor de seu benefício, pois esse extrato informa de maneira detalhada quais foram os valores de empréstimos realizados e descontos relacionados ao que o beneficiário sofreu.

No extrato empréstimo INSS obtemos informações como o número de contrato, valor, instituição financeira, parcelas realizadas, prazos para pagamento e valores disponíveis para um novo empréstimo.

Para ter acesso ao extrato é necessário ser beneficiário do INSS, e que esteja recebendo aposentadoria/pensão em casos de morte, sendo o responsável pela autorização do desconto para pagar o empréstimo realizado.

Como consultar o extrato de empréstimo consignado INSS?

Para solicitar o extrato é preciso acessar o site Meu INSS e realizar o cadastro, informando seus dados e criando uma senha de 9 dígitos. Logo após, você deverá acessar seu usuário efetuando o login com a senha cadastrada e selecionar a opção “Extrato do Empréstimo consignado”, depois é só emitir o extrato.

O procedimento é de fácil entendimento, pois o site oferece uma interface simples. No entanto, se preferir, tem a opção de emitir o extrato presencialmente no INSS, mas será preciso agendar o serviço pelo site, clicando na opção “Novo requerimento”, digitando a palavra “empréstimo” no campo “pesquisar” e selecionando o serviço correspondente. Em seguida aguarde o dia e horário agendado e compareça a uma das agências do INSS. Lembre-se, é recomendável chegar sempre com 30 minutos de antecedência para que não corra o risco de ter que marcar uma nova data para conseguir ter acesso ao seu extrato.

No dia agendado será preciso comparecer na agencia selecionada durante o agendamento portando todos os documentos originais (RG e CPF, termo de representação legal ou procuração).

Cartão consignado INSS

O cartão consignado INSS é disponibilizado para aposentados e pensionistas, além dos funcionários públicos. Ele é como um cartão de crédito para realização de compras, saques e empréstimo consignado, sua diferença está no desconto que é realizado equivalente o valor de compras parceladas de forma direta no benefício INSS. Por esse motivo, as taxas de juros são mais baixas que os cartões comuns. O cartão é oferecido por instituições financeiras nas quais os funcionários públicos, beneficiários INSS e militares, recebem seus salários.

O limite de credito varia de acordo com o salário e benefício do cidadão, o qual o pagamento das parcelas não pode comprometer o valor da renda, ou seja, não deve comprometer mais que 5% da renda mensal. Como mencionado, o valor é descontado diretamente na conta. Os juros são cobrados de acordo com as instituições que são conveniadas com o INSS, apenas se o beneficiário pagar o valor mínimo da fatura. Na folha de desconto o limite a ser cobrado é de 35%.

Confira abaixo algumas das Instituições bancárias que disponibilizam cartão de crédito consignado do INSS.

Consulta advogado previdenciário
Consulta com advogado previdenciário
Caixa Econômica Federal

A instituição disponibiliza o cartão de crédito caixa simples, que não possui anuidade, com taxas de juros baixos e programas especiais para clientes. Beneficiários INSS podem solicitar o mesmo até os 75 anos de idade.

BMG

O cartão de crédito BMG consignado é disponibilizado pela instituição, com taxas que variam de 3,06% a 3,96%, podendo ser solicitado mesmo com restrição no CPF, pois não há consultas realizadas para adquirir o mesmo.

A bandeira do cartão é MasterCard e não são cobradas anuidades por compras realizadas no exterior. Sem contar que por ter a fatura Mastercard você pode participar dos programas de vantagens fornecidos por esta bandeira de cartões de crédito.

Bradesco

Para adquirir o cartão consignado INSS, basta atender aos critérios exigidos pelo banco e ser aposentado, pensionista ou funcionário público, a partir de 18 anos (aposentado) e mínimo de 21 anos (pensionista). Não é realizada consulta de restrição do CPF.

As taxas de juros e anuidade são cobradas em um valor mais baixo.

Banco Inter

O banco Inter, também oferece essa opção para seus clientes, com o objetivo de facilitar o crédito. Os juros e as condições para pagamento do cartão são baixos e o limite é disponibilizado de acordo com as políticas da instituição.

Ao adquirir o cartão consignado INSS é possível realizar saques e compras parceladas, inclusive, em terminais 24 horas.

As principais vantagens de adquirir esse cartão é que não há cobrança de anuidade, não é preciso possuir conta no Inter, entre outras.

Banco Pan

Os clientes que utilizam o cartão de crédito consignado do banco Pan possuem muitas vantagens, uma vez que os juros são baixos, é possível realizar saques em caixas de atendimento 24 horas, além disso, não há burocracia na solicitação ou liberação do mesmo para quem está com CPF negativado.

Para saber quais são as exigências e documentos necessários para a realização da solicitação de quaisquer uns dos cartões de crédito consignado, entre em contato com o telefone da instituição financeira de seu interesse ou vá até uma de suas agências.

Caso você queira assistir o vídeo do nosso canal explicando sobre aposentadoria dê o play abaixo:

 

Já te falei do nosso canal no Youtube? Lá divulgamos os nossos vídeos e tiramos dúvidas das pessoas. Se inscreva no canal através do botão abaixo.

Consulta para planejamento de aposentadoria
Planeje sua aposentadoria com um advogado especialista
Conclusão

Caso ainda tenha dúvidas sobre o extrato de empréstimo consignado do INSS, o ideal é buscar um profissional de sua confiança.

Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria especial e outros benefícios e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco.

As informações foram úteis para você? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Você pode ajudar muitas pessoas que precisam da informação.

E se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como o nosso deixe seu e-mail abaixo que vamos te enviar informações sempre que tivermos novidades.

Um abraço e até o próximo post.

Inscrever
Notificar
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários