Auxílio doença para Síndrome do Túnel do Carpo
O auxilio doença é a possibilidade de garantir uma forma de remuneração do segurado que contribui junto a previdência social, mas se encontra impossibilitado de trabalhar no momento.
Pensando nessa questão, sempre surgem dúvidas quanto a diversas doença ou acidentes que podem prejudicar as atividades do cotidiano e até fazer com que um paciente não possa trabalhar por um período de tempo.
Então, entenda agora como funciona o auxílio doença para a síndrome do túnel do carpo e tire todas as suas dúvidas.
Vamos lá?
Conteúdo
O que é a Síndrome do Túnel do Carpo
Para começar, você precisa entender essa doença para descobrir se ela se encaixa ou não no pedido de auxílio doença.
A síndrome do túnel do carpo é um formigamento ou dormência nos braços e mãos que ocorre devido a um problema no nervo do punho.
Geralmente não é preciso fazer exames de imagem e a confirmação é através de um diagnóstico médico considerado simples.
O tratamento acontece através de ajudar médica, repouso, gelo, injeções de cortisona, munhequeiras e, normalmente, o problema é resolvido após alguns meses sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.
É comum que o paciente sinta dores e, geralmente, essa síndrome está associada com o uso da ou outras condições de saúde, como uso repetitivo a longo prazo do braço ou mão.
Auxílio Doença nos casos de Síndrome Túnel do Carpo
Como você já sabe, o auxílio doença é um benefício do INSS para aqueles trabalhadores que estão temporariamente impedidos de fazer as suas atividades, podendo ser resultado de alguma doença ou também de um acidente.
Para garantir que o seu auxílio doença seja liberado, é preciso comprovar carência de 12 contribuições, ter a qualidade do segurado (inscrição), passar pela perícia médica da previdência.
Existem também, doenças escritas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001 que se referem a doenças onde não é preciso ter a carência mínima, como no caso de alienação mental ou AIDS.
Para as demais doenças, como no caso da síndrome túnel do carpo, você vai precisar passar pela perícia médica para comprovar a incapacidade em continuar realizando as atividades do trabalho.
Então, para dar entrada no auxílio doença, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:
- RG ou CNH com foto;
- CPF ou apenas o número;
- Carteira de Trabalho;
- Carnês da contribuição ou outros documentos equivalentes;
- Documentos médicos como atestados, internação, exames, relatórios e outros;
- Declaração da empresa referente ao último dia trabalhado.
Todos esses documentos são extremamente necessários e não podem faltar na hora que você marcar a sua perícia ou comparecer até uma das agências do INSS.
Qualquer documento médico que você tenha, pode ajudar na eficácia e comprovação da sua doença, facilitando o processo de você começar a ganhar o benefício.
Então, tenha certeza de separar todos os documentos médicos que você tem em mãos e, se preciso, peça para o seu médico ou clínica outros documentos.
No caso da declaração do último dia de trabalho, é preciso que a empresa assine e carimbe o documento e você pode imprimir online o requerimento que deve ser preenchido pelo seu empregador.
Se você for trabalhador rural, pescador, lavrador ou qualquer outro que se encaixe como especial, é preciso separar documentos que comprovem essa atividade como uma declaração do sindicato, contratos de compra de produtos ou arrendamento e outros.
Se você tiver qualquer dúvida, a melhor opção é ir até uma das agências ou ligar através do número da central de atendimento (135) para não correr o risco de atrasar o início do auxílio.
Além disso, se você tiver qualquer problema em comparecer a perícia, é possível remarcar o exame apenas uma vez, então não perca a data e é possível preencher um formulário caso você precise que alguém vá com você até o exame médico, em casos onde o paciente não pode ou não consegue ficar sozinho na dala de exames.
Acompanhamento médico
Vale ressaltar que a previdência solicita que o paciente faça acompanhamentos regulares na perícia para comprovar que a incapacidade continua, então tenha sempre certeza sobre os dias que você precisa comparecer para evitar que o benefício seja cortado.
Geralmente, o paciente começa a receber o auxílio doença após 30 dias após a aprovação do pedido e o cancelamento do benefício pode acontecer após a recuperação, volta ao trabalho ou óbito.
A síndrome túnel do carpo condiz com uma doença que pode fazer com que o trabalhador recebe o auxílio doença devido a incapacidade em realizar atividades do trabalho e até do dia-a-dia, a necessidade de repouso e tratamento e as dores diárias.
Então, se você está com essa síndrome e não sabia que é possível fazer o tratamento em casa, sem precisar ficar esforçando os músculos dos braços e mãos, comece a mudar essa situação agora mesmo.
Então, procure uma das agências da previdência mais próxima de você, separe os documentos necessários para começar a receber o auxílio e sofra mais com essa doença que pode ser bastante dolorosa e incômoda.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo sobre a síndrome túnel do carpo e como o auxílio doença pode começar agora a buscar os seus direitos junto ao INSS.
Dessa forma, vai ficar ainda mais fácil para você conseguir fazer o tratamento da forma correta, reduzir dores e garantir uma completa recuperação da sua condição.
Então, garanta já os seus documentos e o seu benefício.
Você quer saber mais sobre como obter auxílio-doença? clique aqui e acompanhe nossa matéria sobre!
Advogado Previdenciário que vai te ajudar a entender os seus direitos para que consiga o seu benefício do INSS.