Vitorio Netto Advocacia | Marca
Direitos dos portadores de anemia falciforme

Direitos dos portadores de Anemia falciforme que ainda não te contaram.

A anemia falciforme atinge um número elevado de pessoas, mas poucas sabem os direitos que tem, principalmente em relação aos direitos previdenciários de quem sofre de anemia falciforme. Assim, é de total importância que todos saibam e divulguem para termos um país mais justo e que cuide de quem precisa de atenção.

Direito ao tratamento para cura da anemia falciforme

Algum tempo atrás não existia cura conhecida para a anemia falciforme. Porém, após anos de estudo, cientistas acreditam que a única maneira de curar a doença seria através de um transplante de medula óssea, que inclusive foi incluído pelo SUS na lista de procedimentos cobertos pelo Poder Público. Segundo o site do programa Bem Estar algumas pessoas que fizeram a cirurgia em caráter experimental conseguiram chegar à cura da doença e vivem uma vida normal.

O grande problema para realizar esse procedimento diz respeito à necessidade de doadores compatíveis, que caso não existam dentro da família, será necessário esperar em uma fila de transplante por tempo indeterminado. Contudo, essa é uma boa notícia para aqueles que sofrem de crises crônicas da doença.

Para aqueles que tem indicação do procedimento, a apresentação do pedido médico e justificativa deve ser suficiente para conseguir o transplante nas instituições públicas e caso o pedido não seja liberado a via judicial pode ser a melhor forma de ter o seu direito respeitado. Para isso será necessário o acompanhamento do processo por um advogado ou por defensor público. Pode ser que o processo demore um pouco, mas nos casos que tem relação com a saúde das pessoas o andamento costuma ser bem mais rápido e prioritário que os outros tipos de processo.

Consulta para planejamento de aposentadoria
Planeje sua aposentadoria com um advogado especialista

Direito ao tratamento de saúde

A Constituição de 1988 diz que é direito de todos o dever do Estado garantir tratamento de saúde, e isso independe de raça, cor, sexo, ou religião, logo, você deve cobrar do Estado tratamento digno com suas condições, fornecimento de remédios, atendimento médico e acompanhamento.

Caso não consiga pelos meios comuns faça pela via do Poder Judiciário, através de um advogado ou defensoria pública do seu município, que irão pedir ao juiz que obrigue o município, estado e União a te garantir todo o atendimento que precisa. É muito comum faltar remédios para os que sofrem da doença e sequer haver uma previsão para chegada deles na secretaria de saúde, assim, a Justiça pode obrigar o Estado a fazer a compra desses medicamentos para você.

Direito ao passe livre para portadores de anemia falciforme

Esse direito deve ser regulamentado por cada município, trata-se de opção do prefeito e vereadores, não há como obriga-los a conceder tal direito aos portadores dessa doença, mas, obviamente, os políticos precisam de votos e visibilidade e a melhor maneira para conseguir isso é defendendo classes sem representantes ou menos favorecidas na sociedade. Portanto, se em seu município ainda não existe passe livre, organize um movimento de pessoas que tem o mesmo interesse que você e se manifestem para cobrar essas mudanças. Uma boa ideia é montar um grupo de pessoas com anemia falciforme e discutir esses e outros problemas enfrentados pelos cidadãos.

Vagas em concurso público para portadores de anemia falciforme

Não existe, ainda, Lei que obrigue a reserva de vagas nos concursos públicos federais. Em relação aos concursos estaduais e municipais, não posso afirmar com total segurança, mas geralmente eles costumam seguir as leis da União.
Contudo, em um caso que aconteceu no Distrito Federal, uma pessoa conseguiu ganhar um processo e obter direito às vagas no concurso como um candidato portador de deficiência física.

Uma das alegações foi um artigo da Constituição Federal de 1988 que assegura ao deficiente físico a inserção no mercado de trabalho e mesmo que a doença não conste na relação de doenças incapacitantes, os julgadores entenderam que uma pessoa com anemia falciforme perde sua capacidade de trabalho com o passar do tempo.

Infelizmente, isso vai da opinião de cada juiz e deve ser analisado em cada caso, mas talvez seja possível que um portador de doença falciforme consiga através da Justiça o direito de ingressar no serviço público através de concurso nas vagas de portadores de deficiência. Como não existe Lei, tal medida só é possível através de uma decisão judicial que deve ter a participação de um advogado ou defensor público.

Consulta advogado previdenciário
Consulta com advogado previdenciário
Direito à aposentadoria

Muitas pessoas perguntam: anemia falciforme dá direito à aposentadoria? Depende. A aposentadoria é dividida em aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, aposentadoria especial e aposentadoria por invalidez.
Para ter direito à aposentadoria por idade, especial e por tempo de contribuição é necessário cumprir outros requisitos. O que acontece é a confusão entre os tipos de aposentadoria. A mais ideal para uma pessoa que tem anemia falciforme e sofre com problemas que a impossibilitam para trabalhar é a aposentadoria por invalidez. Que vamos explicar mais a frente.

Direito ao auxílio-doença

O estágio de evolução da doença é que vai dizer se o portador de anemia falciforme tem direito ao auxílio-doença ou não.
Para conseguir o benefício de auxílio-doença é necessário que a pessoa tenha trabalhado de carteira assinada ou contribuído como autônomo no período de até 12 meses anteriores à data do pedido no INSS. Em alguns casos pode ser prorrogado até 36 meses da data de saída do emprego.

Portanto, se a pessoa nunca teve sua carteira de trabalho assinada ou já está há mais de 12 meses, ou em alguns casos 36 meses, sem contribuir para a Previdência Social não há que se falar de auxílio-doença para portadores de anemia falciforme. Porém, não significa que não existam direitos previdenciários para portadores de anemia falciforme.

Nesse caso temos de falar em benefício de prestação continuada, conhecido como BPC, ou LOAS (que significa Lei de Organização da Assistência Social.) Que será abordado no tópico abaixo. Para conseguir o benefício é necessário passar por perícia no INSS e receber um parecer favorável do médico afirmando que não há condições de trabalho por parte da pessoa portadora de anemia falciforme. Ao final te darei uma dica de ouro para evitar ter o seu pedido negado no INSS. Caso tenha interesse em saber sobre como obter o auxílio-doença, clique aqui.

Caso queira assistir nosso vídeo sobre auxílio doença para casos de Anemia Falciforme, aperto o play abaixo:

Se inscreva no canal, pois temos diversos vídeos sobre a área previdenciária e podemos te ajudar quando você mais precisar. Basta apertar na imagem abaixo:

 

LOAS (BPC) e anemia falciforme

Como explicado acima o benefício de prestação continuada conhecido como BPC ou LOAS (que significa Lei de Organização da Assistência Social.) pode ser devido aos portadores de anemia falciforme, desde que comprovem que nem o portador nem a família tem renda suficiente para se manter, que no caso previsto na Lei deve ser uma renda por pessoa de ¼ do salário mínimo. Ou seja se o salário mínimo no momento (2021) corresponde a R$ 1.100,00 reais, a divisão desse valor pela quantidade total de pessoas que moram na mesma casa que o portador de anemia falciforme deve ser no máximo de R$ 275,00. Caso o valor seja maior que esse o INSS não irá conceder o benefício para a pessoa.

Porém em diversos casos é possível conseguir através da Justiça, mesmo que a renda por pessoa seja maior que ¼ do salário mínimo. Mas será preciso ingressar com um processo na Justiça Federal e de preferência que tenha acompanhamento de um advogado.
Também é preciso comprovar aos médicos do INSS que o portador da anemia falciforme não tem condições de exercer qualquer atividade remunerada. O valor pago para este benefício é de 1 salário mínimo e não existe 13º salário. Caso queira saber mais sobre como conseguir o LOAS para deficiente, clique aqui.

Se quiser ver um vídeo sobre o LOAS/BPC assista abaixo:

Se inscreva no canal para continuar recebendo vídeos como esses:

 

Anemia falciforme e aposentadoria por invalidez

No caso da aposentadoria por invalidez, ela deve acontecer após um período em que a pessoa fique recebendo auxílio-doença e não tenha condições de retornar à sua atividade nem ser inserido em outra função. Para pedir o benefício de auxílio-doença é necessário que o portador de anemia falciforme tenha trabalhado de carteira assinada no período anterior a 12 meses, em alguns casos 36 meses, antes do pedido no INSS.

Caso seja negado o benefício e a pessoa esteja realmente incapacitada de trabalhar é possível ainda fazer um pedido judicial, onde o portador será avaliado por outro médico escolhido pelo juiz e que irá dizer se o INSS está certo ou errado. É muito importante que haja o acompanhamento de um advogado, pois antes da perícia serão entregues perguntas ao médico escolhido pelo juiz, que poderá mudar totalmente o resultado da sua perícia. Caso queira ler mais sobre aposentadoria por invalidez, clique aqui.

Dica

Para você que acompanhou esse post até o final vou te mostrar como diminuir as chances de ter seu pedido negado no INSS. É muito comum que os pedidos no INSS sejam negados por falta de documentos que comprovem a doença. Pode ser que no dia da perícia o portador de anemia falciforme esteja bem, mas na semana anterior pode ter passado dias no hospital, contudo sem o prontuário para mostrar ao médico do INSS ele não irá saber do ocorrido e provavelmente negará o pedido de BPC.

Primeiramente entre em contato com o INSS através do número 135 ou através da página de agendamento de pedidos. Clique aqui para escolher entre auxílio-doença ou para o Benefício de Prestação Continuada. No dia marcado leve seus documentos pessoais e carteira de trabalho, além de todos os documentos que comprovam a sua doença e suas internações eventuais. Peça todos os prontuários médicos, desde ambulatórios até hospitais onde tenha sido internado. São esses documentos que vão provar que você não tem condições de exercer um trabalho remunerado devido às crises constantes que sofre. Ter esses documentos pode evitar uma negativa do INSS para o seu pedido.

Caso você esteja vivendo essa situação, o ideal é procurar ajudar de um advogado previdenciário e agendar uma consultoria. O advogado especializado vai te orientar da melhor forma para solucionar o seu problema.

Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria ou outros benefícios e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco.

As informações foram úteis para você? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Você pode ajudar muitas pessoas que precisam da informação.

E se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como o nosso deixe seu e-mail abaixo que vamos te enviar informações sempre que tivermos novidades.

Um abraço e até o próximo post.

Inscrever
Notificar
139 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Maria de Fátima
7 anos atrás

Bom dia,gostei da informação,meu filho que é portador da anemia.Ele ja recebe o Loas.Ele fez 18 anos agora,gostaria de saber se tem possibilidade de ele perder.Um. abraço.

MARIA DE FÁTIMA DE MOURA SANTOS DAMIÂO
7 anos atrás
Responder a  Maria de Fátima

BOA NOITE E OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO.

Tuany
4 anos atrás
Responder a  Maria de Fátima

Ola maria meu nome é tuany eu tb tenho anemia falciforme eu tb estou dando entrada no loas eu queria sabe mais se poderia me chama no zap 11983413112

Mara justina de matos
7 anos atrás

Meu filho e portador da af e depois de quese 18anos consegui oega o laudo p darcentrada no loas sera que consigo

7 anos atrás

Se comprovar que ele não tem condições para o trabalho e a renda da família menor que 1/4 do salário mínimo consegue sim.

Alcione campos
7 anos atrás

Boa noite!
Tenho doença falciforme ,estou no auxílio doença,mas na última perícia ele me encaminhou para reabilitação profissional.Sendo que estou com necrose bilateral na cabeça dos femurus , e do lado direito foi feita uma descompressão e mesmo após esse procedimento houve deformidade na cabeça do fêmur : só consigo andar com moleta e sinto muita dor.
Será que após a perícia de reabilitação tenho chance de continuar no auxílio doença?
Grata!

7 anos atrás
Responder a  Alcione campos

A reabilitação é para que você possa exercer outra atividade. Se você não tiver condições peça relatórios aos médicos. E vá guardando todas as receitas e relatórios que tiver caso precise ingressar na justiça. Quanto mais exames, laudos e documentos tiver maior será a chance de manter o benefício.

Alcione Campos
7 anos atrás
Responder a  João Vitório

Mais o último médico perito nem se quer olhou os exames!

7 anos atrás
Responder a  Alcione Campos

Infelizmente existem profissionais assim. Caso não tenha êxito entre em contato conosco através do formulário da página de contato.

Fernando
7 anos atrás

Tenho animia falciforme e sou aposentado por invalidez tive que entrar na justiça e ganhei. O INSS recorreu 2 vezes e ganhei as 2. Juiz deu a sentença .Agora foi falado que eles vão fazer um pente fino. A minha anemia ta no sangue e nao tem cura. Tenho só 30 anos. Eles poden me cortar?

7 anos atrás
Responder a  Fernando

Dependerá de perícia médica. Se entenderem que você está apto a voltar ao trabalho irão suspender, mas você pode entrar com outro processo.

gledson mendes
7 anos atrás

Gostei do Post. Gostaria de informar que o caso citado acima referente a reserva de Vaga em concurso Publico no DF para pessoa com Anemia Falciforme ocorreu comigo.
A sentença ocorreu em dois Orgãos aqui em Brasília. Numa empresa publica chamada Terracap e outra sentença no Concurso do TJDFT, vaga que ocupa atualmente.
Queria deixar expresso que quem tiver interesse nas sentenças e só entrar no meu Blog que lá se encontra todo o teor.
LUTEM PELOS SEUS SONHOS. A JUSTIÇA NÃO SOCORRE AOS QUE DORMEM.

7 anos atrás
Responder a  gledson mendes

Muito obrigado pelo retorno. Que bom que obteve êxito! Vou olhar seu blog para ver essas decisões. Obrigado pela informação.

Viviane
7 anos atrás

Recebo pensão por morte do meu marido. ..minha filha de 4 anos tem af ela faz tratamento em belo horizonte viajamos muito pra lá, etc…Apesar de conseguir certos recursos gratuito ainda se tem muitas despesas extra…E a renda nem rela pra manter 3 pessoas…tento trabalhar, assim k entro,ela adoece….Vou tentar conseguir loas,se inss não conseder vou entrar judicialmente, qto de chance tenho de conseguir loas?

Telefone com DDD
77777777777
7 anos atrás
Responder a  Viviane

Sua chance é pequena pois você já recebe pensão por morte e provavelmente sua renda ultrapassa 1/4 do salário mínimo

Tanea ribeiro
7 anos atrás

Gostaria de saber se uma pessoa tiver essa anemia ela pode trabalhar no hospital como enfermagem ou algo tipo .valeu obrigado.

7 anos atrás
Responder a  Tanea ribeiro

Não há problemas. Só não irá receber benefício do INSS enquanto estiver trabalhando e gozando de boa saúde

Joanice santos
7 anos atrás

Oi tenho uma tia que tem a anemia falciforme ela deu entrada no nss mais foi negado por causa da renda do raposo dela que ultrapassa ,mais eles não levaram em consideração que o esposo dela tem uma filha de outro casamento e tem que dar pensão ,então entramos com um advogado já teve a perícia na federal estamos esperando a resposta o que vc acha .

7 anos atrás
Responder a  Joanice santos

Aí só na Justiça mesmo. Se conseguir provar isso é possível sim conseguir.

MARCOS
7 anos atrás

BOA TARDE! MEU NOME É MARCOS SOU SERVIDOR PUBLICO ESTATUTARIO TENHO 47 ANOS,TENHO A DOENÇA ANEMIA FALCIFORME, E QUERIA SABER SOBRE ALGUNS DIREITOS DE QUEM TEM ESSA DOENÇA… 1- QUERIA SABER SOBRE APOSENTADURIA POR INVALIDEZ 2- SABER SE TENHO DIREITO A ISEENÇAO DE IPVA 3- SABER SE TENHO DIREITO A COMPRA DE CARRO COM DESCONTO?

7 anos atrás
Responder a  MARCOS

Olá, se você estiver incapacitado para trabalhar terá direito ao auxílio-doença primeiramente depois aposentadoria. Sobre isenção de IPVA ainda não há previsão na lei para esse desconto.

Iris evani
7 anos atrás

Minha filha tem 5 meses e tem anemia falciforme.
O municipio ñ esta fornecendo as medicações para ela o que devo fazer?
Toda vez ñ tem o remedio, para ela ñ fica sem as medicações estou comprando. Tem como eles mim repasserem esse gastos?
Trabalho e meu esposo é funcionario publico municipal tem como solicita um aux no INSS para cobri estas despezas?
Des de ja agradeço.

7 anos atrás
Responder a  Iris evani

Olá, é possível acionar o município e o Estado para solicitar o medicamento e pedir o reembolso das despesas desde que comprove que foi solicitado o medicamento ao município e que não havia disponibilidade.

Simoni Monique
7 anos atrás

Oi, tenho anemia falciforme, sempre tentei levar uma vida normal, mas todas as empresas que trabalhei fui mandada embora, por conta das crises que gerar muitas faltas, estou desempregada desde agosto de 2016 tive direito ao Seguro desemprego, mas com esta crise não consegui me recolocar, no mês passado tive uma crise severa, gostaria de saber se tenho direito ao auxílio doença ou algum outro auxílio do governo? E como devo proceder para conseguir este auxílio.

7 anos atrás
Responder a  Simoni Monique

Olá, talvez tenha direito ao benefício de auxílio-doença se obtiver laudo médico informando isso. Para solicitar deve agendar pelo 135 o pedido.

Larissa
7 anos atrás

Tenho um bebê que tem a doença anemia falciforme vou ter que sair do meu serviço para ficar com ele pois não tenho com quem deixar ele não consigo ninguém para ficar com ele quando falo da doença as pessoas se assustam e desistem elê tem direito de receber o auxílio doença

7 anos atrás
Responder a  Larissa

Se você tentar um benefício de prestação continuada talvez seja possível.

Nadiny
7 anos atrás

Tenho Anemia Falciforme,sou Aposentada A 13 anos,com um tempo pode acontecer de cortarem meu beneficio?

7 anos atrás
Responder a  Nadiny

Se você melhorar de saúde sim.

Jaqueline Cristina De Santana
6 anos atrás

Oi tenho 29 anos sou portadora de anemia falciforme, tenho ptoteses bilateral de quadri ha 3 anos, e nessa presente data estou com uma crise. Eu trabalho em uma empresa, mais tambem levo atestados, e parece q ja estao descontentes comigo. Se eu for mandada embora, eu posso entrar com um pedido de auxilio doença, pois sinto dores todos os dias da minha vida, so cumpro com meu dever na empresa pq preciso.

6 anos atrás

Olá, pode sim. Desde que tenha atestado médico afirmando que não tem condições de trabalhar.

Eduarda cristina
6 anos atrás

Minha filha tem anemia falciforme , hoje sair do inss triste . Dei entrada no bpc e fiz todo direito e hoje minha filha de 1 ano foi negado . Eu nao tenho consiçoes nenhuma pra cuida dela com essa doença eu moro do lafo da casa de minha mae e meus paes nao me ajuda com dinheiro. Como devo fazer pra eles aceita minha filha pra ela recebe esse beneficio ? Ela faz tratamento em recife . E sempre temos que pede dinheiro emprestado pra ir la a cada dois meses .

6 anos atrás
Responder a  Eduarda cristina

Olá Eduarda. Nesse caso só te resta uma medida judicial.

Eduarda
6 anos atrás

Oi , a minha filha tem anemia falciforme , dei entrada no Inês desde do mês de março , fez tudo la , assistência e perícia tudo certo , mas nessa segunda feira agora fui saber o resultados do beneficio e deu NEGADO ,eu não tenho nenhum beneficio e nem condições pra trabalha pra lida com essa doefilha eu viajo com minha filha a cada três meses pra recife pro tratamento dela la , e pelo sus ,mas pra me locomover la dentro de recife pra casa de apoio ou pra retorna por hospital e pago do meu bolso ,… Read more »

6 anos atrás
Responder a  Eduarda

Olá. Nesse caso a única alternativa é ingressar com processo judicial para reverter a situação.

mais
6 anos atrás

Oliveira gostaria de saber tenho um filho que tem a AF ele tem 8 meses
e tenho outro filho de 3 anos que tem hidrocefalia e recebe o BPC.
Tem alguma chance do meu filho com a AF consegui recebe o auxílio também?

6 anos atrás
Responder a  mais

Bom dia. Vai depender da renda per capita da família.

Rui Garcia da silva
6 anos atrás

Bom dia meu nome é rui Garcia da silva tenho uma filha que nasceu com esse problema descobrirmos no teste do pezinho daí fomos encaminhado para apae de Anápolis daí eles não informaram que ela tinha que ter acompanhamento hoje ela tem 5 anos nunca tomou remédio nenhum é nóis nunca procuramos nenhum benefício para ela ela tem direito a que qual é a procedência que temos que tomar nos ultimos exames que fizemos os problemas estão aumentando oque fazer

6 anos atrás
Responder a  Rui Garcia da silva

Olá, as possibilidades estão acima. Peço que leia o artigo e veja se se enquadram em alguma situação.

maria
6 anos atrás

Oi, Boa Tarde! tenho anemia falciforme e recebo auxilio doença. saiu o edital para um concurso público e quero tentar. a minha dúvida é: como eles não consideram a anemia uma deficiência, e se eu entrar pela concorrência normal e passar..a perícia médica vai ver que tenho a doença e não vou poder assumir o cargo. então se eu entrar para vaga destinada aos candidatos com deficiência, vou ter que entrar na justiça como o candidato do distrito federal fez ? e no caso do auxílio doença que recebo, se for para justiça para eu poder exercer a função vai… Read more »

6 anos atrás
Responder a  maria

Caso seja aprovada seu benefício será suspenso. Caso não seja considerada apta nas vagas para deficiente poderá entrar na Justiça.

Francisco Santana
6 anos atrás

Tenho alguns anos de carteira registrada , e nao estou mais conseguindo desemvolver minha profissao em decorrencia do agravamento da doença AF gostaria de saber como proceder para conseguir o auxilio doença pois estou desempregado a algum tempo

6 anos atrás
Responder a  Francisco Santana

Se tiver mais de 12 meses que está parado é possível que não consiga auxílio-doença, aí seria o caso de tentar um BPC.

ADENILTON OLIVEIRA DOS SANTOS
6 anos atrás

ola boa noite eu trabalho e sou portador da anemia falçiforme posso ser demitido?

6 anos atrás

Sim.

meu filho tem anemia falciforme ele tem direito ao passe livre?

6 anos atrás

Depende da Lei do seu município. Você deve verificar na prefeitura.

Eduarda cristina
6 anos atrás

Olá !boa noite . a minha filha tem anemia falciforme, já fui pra inss e fiz tudo direito ,mas o beneficio prestação continuada foi negado , vou da entrada agora com recurso dia 21 , quero saber se ela tem chance de ter seu direito no beneficio !

6 anos atrás
Responder a  Eduarda cristina

Infelizmente não tenho como afirmar isso sem ver os documentos.

EDUARDA CRISTINA
6 anos atrás

Bom dia! Gostaria de saber se a minha filha tem direito no BPC , ela tem falciforme , já dei entrada no INSS , mas foi negado , falaram que ela não antede ao critério de deficiência para acesso ao BPC-LOAS , porém poderia entra com recurso , então foi marcado pra AMANHÃ pra mE da entrada no recurso , gostaria de saber se ela tem alguma chance de ter direito no BPC ? CASO ELES NEGUE DE NOVO E EU ENTRA COM UM ADVOGADO , EU TENHO DIREITO QUE ELES PAGA DESDE QUE DEI A ENTRADA ATE O DIA… Read more »

Telefone com DDD
9
6 anos atrás
Responder a  EDUARDA CRISTINA

Infelizmente não podemos dar consultoria por aqui, entre em contato pelo telefone (75) 98823-8708

EDUARDA CRISTINA
6 anos atrás
Responder a  João Vitório

certo. minha filha tem anemia falciforme , dei entrada no bpc mas foi negado porque me falaram que ela nao atende ao criterio de deficiencia , liguei pro 135 pra marca o recurso , quando chegou a data fui , mas fui sorpreendida , pois minha marcaçao nao constava , a moça que me atendeu na ligaçao nao agendou , e eu nao tinha salvado o protocolo , mas liguei e marquei de novo o recurso , mas quero saber se pode ser cancelado caso eles pense que nao marquei , mas sendo que marquei . tenho medo de chega… Read more »

6 anos atrás
Responder a  EDUARDA CRISTINA

Sim, mas se você não tiver os documentos necessários dificilmente irá ganhar o recurso.

EDUARDA CRISTINA
6 anos atrás
Responder a  João Vitório

EU TENHO LAUDO MEDICO , TDS OS EXAMES , COMPROVANTE DE VIAGENS Q FAÇO PRA RECIFE COM ELA , E TBM MORO DE ALUGUEL , NAO TENHO CONDIÇÕES , NEM POSSO IR TRABALHA PQ TENHO QUE CUIDA DELA. REMEDIOS Q ELA TOMA TBM E ETC. A GENTE VEVI DA BOA VONTADE DOS OUTROS COM AJUDA SO ISSO. SE EU ENTRA COM RECURSO E COM AJUDA DE UM ADVOGADO EU TENHO CHANCE DE GANHA?

6 anos atrás
Responder a  EDUARDA CRISTINA

É possível sim. O melhor é entrar com processo judicial nesse caso.

viviane silva
6 anos atrás

bom dia ! minha acabou de ser diagnosticada com anemia falciforme so que nao trabalho e nao tenho renda , moro de favor na casa do meu ex sogro com ela e meu outro filho minha renda é o bolsa famila que recebo apenas $78,00 que por incrivel que pareca esse mes foi bloqueado devido a quantidade de falta da minha filha porque ela sente muitas dores e toda vez que levava ao hospital diziam que era gazes, gostaria de saber se ela direito à algum beneficio ?

6 anos atrás
Responder a  viviane silva

É possível tentar o benefício de prestação continuada, o LOAS.

Wanderley da cruz
6 anos atrás

Tenho anemia falciforme …tenho cinco anos motorista.. só que agora não consigo emprego porque levo pau nos exames devido eu ter miglobina baixa devida a anemia falciforme..oque eu faço quero trabalho,faço tratamento imominas..tomo remédios certim e não sofro crise ..mas sou excluído mercado trabalho na horas dos isames …?

6 anos atrás
Responder a  Wanderley da cruz

Olá, o ideal é que solicite ao INSS um pedido de auxílio-doença até sua recuperação

EMANOELA PATRICIA DA SILVA
6 anos atrás

Meu filho tem traço falciforme gostaria de saber se ele tem direito o beneficio pelo o INSS

6 anos atrás

Olá, você pode tentar o LOAS.

A devides dos Santos
6 anos atrás

Olá meu nome é Adevides moro em Ecoporanga E.S, tenho dois filhos e um tem anemia falciforme estou desempregada e vivo da pensão de 300,00 e 175,00 da bolsa familia e a pericia está marcada dia 15 de maio de 2018 em Colatina o meu filho tem 4 anos ficou enternado em São Mateus com pneumonia e duas bactérias e febre a medica mim deu um laudo para percicia e tenho laudos do medico de Vitória que ele faz tratamento estou muito nervosa se da errado por favor entra em contato no meu Emil para mim orientar.Obrigada.

6 anos atrás

Olá Dona Adevides, leve um atestado no dia da perícia informando que seu filho está doente para que alguém do INSS vá ao hospital ou a data seja remarcada.

RAKPLEIADE
5 anos atrás

Qual email ou Whats? Posso lhe ajudar em alguma coisa.
Meu filho também tem e graças a Deus e nossos cuidados está ótimo!!!
Anemia flaciforme SC
Me envie mensagem para rakpleiade@gmail.com

Alcione campos
7 anos atrás

Boa noite!
Tenho doença falciforme ,estou no auxílio doença,mas na última perícia ele me encaminhou para reabilitação profissional.Sendo que estou com necrose bilateral na cabeça dos femurus , e do lado direito foi feita uma descompressão e mesmo após esse procedimento houve deformidade na cabeça do fêmur : só consigo andar com moleta e sinto muita dor.
Será que após a perícia de reabilitação tenho chance de continuar no auxílio doença?
Grata!

Viviane
6 anos atrás

Recebo pensão por morte do meu marido. ..minha filha de 4 anos tem af ela faz tratamento em belo horizonte viajamos muito pra lá, etc…Apesar de conseguir certos recursos gratuito ainda se tem muitas despesas extra…E a renda nem rela pra manter 3 pessoas…tento trabalhar, assim k entro,ela adoece….Vou tentar conseguir loas,se inss não conseder vou entrar judicialmente, qto de chance tenho de conseguir loas?

Fernando
7 anos atrás

Tenho animia falciforme e sou aposentado por invalidez tive que entrar na justiça e ganhei. O INSS recorreu 2 vezes e ganhei as 2. Juiz deu a sentença .Agora foi falado que eles vão fazer um pente fino. A minha anemia ta no sangue e nao tem cura. Tenho só 30 anos. Eles poden me cortar?

gledson mendes
7 anos atrás

Gostei do Post. Gostaria de informar que o caso citado acima referente a reserva de Vaga em concurso Publico no DF para pessoa com Anemia Falciforme ocorreu comigo.
A sentença ocorreu em dois Orgãos aqui em Brasília. Numa empresa publica chamada Terracap e outra sentença no Concurso do TJDFT, vaga que ocupa atualmente.
Queria deixar expresso que quem tiver interesse nas sentenças e só entrar no meu Blog que lá se encontra todo o teor.
LUTEM PELOS SEUS SONHOS. A JUSTIÇA NÃO SOCORRE AOS QUE DORMEM.

6 anos atrás
Responder a  gledson mendes

Muito obrigado pelo retorno. Que bom que obteve êxito! Vou olhar seu blog para ver essas decisões. Obrigado pela informação.

Tanea ribeiro
7 anos atrás

Gostaria de saber se uma pessoa tiver essa anemia ela pode trabalhar no hospital como enfermagem ou algo tipo .valeu obrigado.

Joanice santos
7 anos atrás

Oi tenho uma tia que tem a anemia falciforme ela deu entrada no nss mais foi negado por causa da renda do raposo dela que ultrapassa ,mais eles não levaram em consideração que o esposo dela tem uma filha de outro casamento e tem que dar pensão ,então entramos com um advogado já teve a perícia na federal estamos esperando a resposta o que vc acha .

6 anos atrás
Responder a  Joanice santos

Aí só na Justiça mesmo. Se conseguir provar isso é possível sim conseguir.

MARCOS
7 anos atrás

BOA TARDE! MEU NOME É MARCOS SOU SERVIDOR PUBLICO ESTATUTARIO TENHO 47 ANOS,TENHO A DOENÇA ANEMIA FALCIFORME, E QUERIA SABER SOBRE ALGUNS DIREITOS DE QUEM TEM ESSA DOENÇA… 1- QUERIA SABER SOBRE APOSENTADURIA POR INVALIDEZ 2- SABER SE TENHO DIREITO A ISEENÇAO DE IPVA 3- SABER SE TENHO DIREITO A COMPRA DE CARRO COM DESCONTO?

Iris evani
7 anos atrás

Minha filha tem 5 meses e tem anemia falciforme.
O municipio ñ esta fornecendo as medicações para ela o que devo fazer?
Toda vez ñ tem o remedio, para ela ñ fica sem as medicações estou comprando. Tem como eles mim repasserem esse gastos?
Trabalho e meu esposo é funcionario publico municipal tem como solicita um aux no INSS para cobri estas despezas?
Des de ja agradeço.

6 anos atrás
Responder a  Iris evani

Olá, é possível acionar o município e o Estado para solicitar o medicamento e pedir o reembolso das despesas desde que comprove que foi solicitado o medicamento ao município e que não havia disponibilidade.

Simoni Monique
7 anos atrás

Oi, tenho anemia falciforme, sempre tentei levar uma vida normal, mas todas as empresas que trabalhei fui mandada embora, por conta das crises que gerar muitas faltas, estou desempregada desde agosto de 2016 tive direito ao Seguro desemprego, mas com esta crise não consegui me recolocar, no mês passado tive uma crise severa, gostaria de saber se tenho direito ao auxílio doença ou algum outro auxílio do governo? E como devo proceder para conseguir este auxílio.

6 anos atrás
Responder a  Simoni Monique

Olá, talvez tenha direito ao benefício de auxílio-doença se obtiver laudo médico informando isso. Para solicitar deve agendar pelo 135 o pedido.

Eduarda cristina
6 anos atrás

Minha filha tem anemia falciforme , hoje sair do inss triste . Dei entrada no bpc e fiz todo direito e hoje minha filha de 1 ano foi negado . Eu nao tenho consiçoes nenhuma pra cuida dela com essa doença eu moro do lafo da casa de minha mae e meus paes nao me ajuda com dinheiro. Como devo fazer pra eles aceita minha filha pra ela recebe esse beneficio ? Ela faz tratamento em recife . E sempre temos que pede dinheiro emprestado pra ir la a cada dois meses .

6 anos atrás
Responder a  Eduarda cristina

Olá Eduarda. Nesse caso só te resta uma medida judicial.

Nadiny
7 anos atrás

Tenho Anemia Falciforme,sou Aposentada A 13 anos,com um tempo pode acontecer de cortarem meu beneficio?

6 anos atrás
Responder a  Nadiny

Se você melhorar de saúde sim.

Jaqueline Cristina De Santana
6 anos atrás

Oi tenho 29 anos sou portadora de anemia falciforme, tenho ptoteses bilateral de quadri ha 3 anos, e nessa presente data estou com uma crise. Eu trabalho em uma empresa, mais tambem levo atestados, e parece q ja estao descontentes comigo. Se eu for mandada embora, eu posso entrar com um pedido de auxilio doença, pois sinto dores todos os dias da minha vida, so cumpro com meu dever na empresa pq preciso.

6 anos atrás

Olá, pode sim. Desde que tenha atestado médico afirmando que não tem condições de trabalhar.

mais
6 anos atrás

Oliveira gostaria de saber tenho um filho que tem a AF ele tem 8 meses
e tenho outro filho de 3 anos que tem hidrocefalia e recebe o BPC.
Tem alguma chance do meu filho com a AF consegui recebe o auxílio também?

6 anos atrás
Responder a  mais

Bom dia. Vai depender da renda per capita da família.

Larissa
7 anos atrás

Tenho um bebê que tem a doença anemia falciforme vou ter que sair do meu serviço para ficar com ele pois não tenho com quem deixar ele não consigo ninguém para ficar com ele quando falo da doença as pessoas se assustam e desistem elê tem direito de receber o auxílio doença

6 anos atrás
Responder a  Larissa

Se você tentar um benefício de prestação continuada talvez seja possível.

Eduarda
6 anos atrás

Oi , a minha filha tem anemia falciforme , dei entrada no Inês desde do mês de março , fez tudo la , assistência e perícia tudo certo , mas nessa segunda feira agora fui saber o resultados do beneficio e deu NEGADO ,eu não tenho nenhum beneficio e nem condições pra trabalha pra lida com essa doefilha eu viajo com minha filha a cada três meses pra recife pro tratamento dela la , e pelo sus ,mas pra me locomover la dentro de recife pra casa de apoio ou pra retorna por hospital e pago do meu bolso ,… Read more »

6 anos atrás
Responder a  Eduarda

Olá. Nesse caso a única alternativa é ingressar com processo judicial para reverter a situação.

maria
6 anos atrás

Oi, Boa Tarde! tenho anemia falciforme e recebo auxilio doença. saiu o edital para um concurso público e quero tentar. a minha dúvida é: como eles não consideram a anemia uma deficiência, e se eu entrar pela concorrência normal e passar..a perícia médica vai ver que tenho a doença e não vou poder assumir o cargo. então se eu entrar para vaga destinada aos candidatos com deficiência, vou ter que entrar na justiça como o candidato do distrito federal fez ? e no caso do auxílio doença que recebo, se for para justiça para eu poder exercer a função vai… Read more »

6 anos atrás
Responder a  maria

Caso seja aprovada seu benefício será suspenso. Caso não seja considerada apta nas vagas para deficiente poderá entrar na Justiça.

Francisco Santana
6 anos atrás

Tenho alguns anos de carteira registrada , e nao estou mais conseguindo desemvolver minha profissao em decorrencia do agravamento da doença AF gostaria de saber como proceder para conseguir o auxilio doença pois estou desempregado a algum tempo

6 anos atrás
Responder a  Francisco Santana

Se tiver mais de 12 meses que está parado é possível que não consiga auxílio-doença, aí seria o caso de tentar um BPC.

EMANOELA PATRICIA DA SILVA
6 anos atrás

Meu filho tem traço falciforme gostaria de saber se ele tem direito o beneficio pelo o INSS

ADENILTON OLIVEIRA DOS SANTOS
6 anos atrás

ola boa noite eu trabalho e sou portador da anemia falçiforme posso ser demitido?

6 anos atrás

Sim.

Eduarda cristina
6 anos atrás

Olá !boa noite . a minha filha tem anemia falciforme, já fui pra inss e fiz tudo direito ,mas o beneficio prestação continuada foi negado , vou da entrada agora com recurso dia 21 , quero saber se ela tem chance de ter seu direito no beneficio !

6 anos atrás
Responder a  Eduarda cristina

Infelizmente não tenho como afirmar isso sem ver os documentos.

EDUARDA CRISTINA
6 anos atrás

Bom dia! Gostaria de saber se a minha filha tem direito no BPC , ela tem falciforme , já dei entrada no INSS , mas foi negado , falaram que ela não antede ao critério de deficiência para acesso ao BPC-LOAS , porém poderia entra com recurso , então foi marcado pra AMANHÃ pra mE da entrada no recurso , gostaria de saber se ela tem alguma chance de ter direito no BPC ? CASO ELES NEGUE DE NOVO E EU ENTRA COM UM ADVOGADO , EU TENHO DIREITO QUE ELES PAGA DESDE QUE DEI A ENTRADA ATE O DIA… Read more »

meu filho tem anemia falciforme ele tem direito ao passe livre?

DEIXE DE SER ENGANADO. Receba

GRATUITAMENTE 

informações sobre seus direitos.