Vitorio Netto Advocacia | Marca
Qual a duração do processo de auxílio doença?

Conseguindo o auxílio doença por meio da Justiça

Fez a solicitação do benefício de auxílio-doença no INSS? foi negada? quando o pedido administrativo é negado pelo INSS a forma maus eficaz de obter seu auxílio é procurar a justiça pode ser uma solução. Diariamente várias pessoas que tem direito a receber o benefício não o conseguem na primeira solicitação, muitas delas tem conseguido receber o benefício por meio da justiça.

Isso ocorre pela fato de muitas vezes essas pessoas não contratarem advogados do processo administrativo, apesar de não ser obrigatório, muitas vezes e aconselhável. Quando uma pessoa que não tem experiência nessa área realiza o requerimento, muitas vezes não fundamenta de forma correta ou não juntas os documentos necessários, o que leva a negativa do pedido.

O ideal é buscar um advogado previdenciário  para que ele possa analisar o seu caso e realizar o processo de forma mais rápida e segura. A escolha desse profissional é extremamente importante, por isso é sempre bom realizar pesquisas sobre o histórico dele e procurar referencias em fontes de confiança.

Quer entrar com processo relacionado a auxílio-doença ou já tem processo e quer saber os prazos e procedimentos que o seu processo vai passar? produzimos um passo a passo pra você saber o tempo que seu processo pode demorar, acompanhe abaixo.

Auxilio doenca negado
Caso seu pedido de auxílio-doença tenha sido negado fale conosco

Passo a passo para obtenção do Auxílio Doença na Justiça

  • Preparação da ação e protocolo na justiça federal (ainda no escritório)
  • Abertura de prazo para o INSS contestar a ação (até 60 dias)
  • Prazo para Réplica do seu advogado (até 15 dias)
  • Marcação e Realização de Perícia Médica (15 até 30 dias)
  • Entrega do Laudo Médico e prazo para impugnação do Laudo Médico (30 a 60 dias)
  • Sentença (decisão judicial)(sem prazo definido)
  • Caso de procedência (determinação do direito de obter o auxílio doença)(prazo médio de 30 dias para implantação do benefício)
  • Começar a receber e prazo para recurso (até 30 dias)
  • Pagamento dos atrasados, se for procedente (determinado o direito ao benefício e não houver recursos)

A partir daqui haverá um prazo para “recurso”, caso o seu advogado ou o INSS não concordem com a decisão do juiz, eles poderão recorrer para tentar alterar a decisão, nesses casos o processo é movido para a capital do seu Estado, onde o recurso é julgado. Os valores atrasados poderão não ser pagos até a conclusão desse recurso, caso haja recurso no processo, ele irá demorar mais para concluir, nesses casos haverão passos extras como os que seguem:

  • Elaboração e protocolo do recurso (30 dias para seu advogado, 60 dias INSS)
  • Recurso e julgamento junto às Turmas Recursais ou Tribunal (sem prazo definido)
  • Outros Recursos
Consulta advogado previdenciário
Consulta com advogado previdenciário

A possibilidade de recurso

Dentro do processo independente se o resultado foi positivo ou negativo, tanto seu advogado quanto o INSS podem recorrer dessa decisão do Juiz, nesses casos o processo demorará mais para se concluir, pois o processo irá para a segunda instância (no caso da Bahia, fica na cidade de Salvador), ao chegar o processo ainda terá que aguardar para ser colocado novamente em julgamento (30 a 60 dias).

Após dado os resultados, o processo ainda poderá ter um novo recurso (que raramente ocorre), após julgado todos os recursos o processo se encerra, e ai haverá o pagamento dos atrasados num prazo máximo de até 90 dias.

Banner livro inss

Como geralmente tem acontecido

Após a entrega do laudo médico, que é uma perícia feita por um médico escolhido pelo Juiz e que não é funcionário do INSS, se o laudo for favorável o INSS costuma apresentar uma proposta de acordo, onde ele vai te pagar 80% dos valores atrasados a que tem direito, se for trabalhador urbano, e 70% dos atrasados se for trabalhador rural. O advogado pode aceitar ou não. Aí vai depender da necessidade de cada pessoa. Aqui no escritório, nós geralmente não fazemos acordo.

Se não houver acordo e o laudo for favorável para o segurado, o juiz dá a sentença e manda o INSS pagar o benefício. Como o laudo foi favorável para o cliente eles geralmente não recorrem e já começam a pagar as parcelas mensais e autorizam o pagamento dos atrasados.

Se o laudo for desfavorável, aí o juiz negará o pedido e o advogado deve avaliar a possibilidade de recorrer ou não. Mas é muito difícil recorrer e conseguir uma vitória quando se tem um laudo desfavorável. O melhor mesmo é agendar um novo pedido de benefício no INSS.

Assista nosso vídeo onde explicamos a duração de um processo:

Aproveite e inscreva-se no nosso canal:

As vantagens de contratar um escritório online

Com as o avanço da internet e das tecnologias, é possível que você contrate um escritório mesmo que você não more na mesma cidade onde fica localizada o espaço físico em que ele se encontra. Hoje os processos são todas eletrônicos, sendo os documentos protocolados pelo advogado de forma digital, isso possibilita que o advogado trabalhe com pessoas de todo país. Outra vantagem, é que isso possibilita que você procure um advogado especializado sem precisar se descolar, economizando tempo e dinheiro com isso.

Assista nosso vídeo onde falamos sobre advogado digital:

Aproveite e inscreva-se no nosso canal:

 

Conclusão

Os processos de auxílio-doença, demoram em média de 8 meses a 12 meses, podendo esse período ser maior ou menor, durante o processo alguns prazos não são fixos, por exemplo: o juiz não tem um prazo definido para dar uma sentença, apesar dela ser dada em média de 30 a 60 dias, a maior parte dos prazos no processo são de 20 a 30 dias, e o prazo para recebimento é de 30 a 60 dias após decisão do juiz, e o de recebimento dos atrasados é de 90 dias após o trânsito em julgado (julgamento de todos os recursos caso hajam), esse prazo ainda poderá se estender a depender dos procedimentos que o juiz acredite que sejam necessários adicionar no processo.

Nós trabalhamos defendendo o direito de pessoas que tem problemas com o INSS para conseguir a aposentadoria especial e outros benefícios e se você quiser ser acompanhado pela gente entre em contato conosco.

As informações foram úteis para você? Se sim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Você pode ajudar muitas pessoas que precisam da informação.

E se você quiser continuar recebendo mais conteúdos como o nosso deixe seu e-mail abaixo que vamos te enviar informações sempre que tivermos novidades.

Um abraço e até o próximo post.

Inscrever
Notificar
22 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Jose Alberto dos Santos
5 anos atrás

Auxilio Doença (Recurso Inss)
Estava empregado fiquei doente passei para receber meu honorário pelo inss.

Recebi o primeiro beneficio no segundo foi negado. Em seguida empresa me demitiu.

Entrei com Recurso no próprio inss.

Gostaria de uma informação devo entrar com ação na justiça para reaver meus direitos.

Att

Alberto

Kayo Martins
5 anos atrás

bom dia Seu José, usualmente os recursos entrados pelo próprio INSS não tem resultado positivo, o ideal é o sr. procurar um advogado da área e entrar com uma ação solicitando o reconhecimento do seu estado de doença e a concessão de estabilidade para recolocar o sr no seu cargo.

Clara Dias
4 anos atrás

Bom dia,meu pedido de auxílio doença foi indeferido, porém estou na dúvida em como recorrer se pelo Recurso ou por processo judicial,em Ctto com uma advogada ela me informou q o processo seria mais rápido q o Recurso, porém essa matéria q acabei de ler de vcs não diz isso…
O q seria mais viável para eu poder ter essa decisão,TD dar certo e eu começar a receber meu auxílio?

Telefone com DDD
11988264605
Otávio Leite Pereira
4 anos atrás

Boa noite, eu estava afastado, porém de acordo com a nova regra depois de dois pedidos de prorrogação tenho q entrar com um novo pedido,a perita me deu a opção de aposentar ou indeferir e eu começar TD de novo,foi o q fiz…mas meu pedido de auxílio doença foi negado por duas vezes, a médica do trabalho não me deu alta para um retorno ao trabalho,o que posso fazer nesse caso,de acordo com meu estado,meu laudo e o parecer do meu médico não estou apto a retornar… Como proceder? Já estou há 03 meses sem receber,tenho 38 anos e sofro… Read more »

Telefone com DDD
11945105532
Karla
4 anos atrás

Bom dia! Tive um pedido de auxílio doença indeferido em 10/05. Em 17/05 dei entrada num recurso administrativo pois não aceitei a decisão, mediante os laudos e exames de imagem. Até 22/06, quando o sistema liberou para agendamento de uma nova perícia, o status do recurso permaneceu “em análise”. Fui a uma nova perícia, apresentando os laudos e exames de imagem e foi constatada a minha incapacidade laborativa apartir de 25/06. O pagamento do saldo de junho inclusive já está programado, mas nenhuma resposta quanto ao recurso para recebimento de 11/05 a 24/06. Estou bastante preocupada, pois totalizam 44 dias… Read more »

Telefone com DDD
21970678988
Taila aranha
4 anos atrás

Olá, estou grávida, em agosto entrei com pedido para me afastar do serviço devido à dores e problemas a perícia foi negada, faz 10 dias entrei com recurso, hoje me disseram no inss que pode levar meses para ser marcada outra perícia. Como que faz, porque já estou um mês sem receber, não posso mais usar o plano que a empresa oferece. Minha filha nasce em dezembro se até lá não estiver resolvido eu posso fazer o auxílio maternidade?

Telefone com DDD
53991300353
Evelyn
4 anos atrás

Bom dia. Solicitei entrada no INSS pois fiz uma CIRURGIA e fiquei afastada por 30 dias. A pericia médica foi positiva porém foi recusa alegando que não tinha tempo o suficiente de pagamento ao beneficio, porém o erro foi pelo funcionário que não soube corrigir um erro no sistema pois constava que eu estava desemprega, apresentei minha CTTS e o mesmo garantiu que não haveria problema, mas recebi o comunicado que minha solicitação foi negada por não ter tempo o suficiente de pagamento.. Entrei com recurso em maio, mas até hoje meu recurso consta assim; Encaminhamento automático – (CGT para… Read more »

Telefone com DDD
16993621288
Genival Olioveira
3 anos atrás

Auxilio Doença (Recurso Inss)

Bom dia, estou com um processo de recurso desde 12/12/2018, e em 28/08/2019 foi solicitado o pronunciamento técnico do Médico – Parecer/pronunciamento. E até agora nada, devo ir na Agencia do INSS verificar porque tanta demora?

Desde já agradeço

Telefone com DDD
92992316013
3 anos atrás

Entrei na justiça federal com meu auxilio doença. O Laudo Judicial foi favorável, e me deram 8 meses de licença. O INSS entrou com recurso e o processo encontra-se no momento Concluso para Sentença. Minha médica ainda me manteve sob atestado após esse período.Fiz perícia no INSS e novamente foi negado. Como fica essa questão? Tenho que aguardar sair a sentença do primeiro processo para solicitar nova perícia com prorrogação do auxílio doença? Segundo informações dos funcionários da Justiça federal eles me disseram que não posso entrar com novo processo enquanto o outro não tiver transitado em julgado. Se alguém… Read more »

Telefone com DDD
18997828173
Julio cesar
3 anos atrás

Boa noite estou com um processo na justiça comum e o laudo foi inapto total e temporariamente para a função o inss se manifestou colocando todos os meus pedidos indeferido e deferidos que fiz. Há a possibilidade de o juiz julgar procedente e geralmente são quantos meses que eles dão de auxílio pois acredito que não vai da aposentadoria por invalidez pelo laudo não ser total e permanente né.

Telefone com DDD
11962235415
Priscila
2 anos atrás

Boa tarde!
fiquei afastado pelo inss, o beneficio foi reconhecido e tive que fazer outra pericia, que tb foi reconhecido incapacidade labora, porém o INSS não efetuou o pagamento informando tempo de contribuição urbano não reconhecido, pagamento atrasado de fevereiro até 05, voltei a trabalhar e até agora nada.

Telefone com DDD
21992536341
Roberson machado
5 meses atrás

Olá bom dia, o meu processo foi dado como indefirido,entrei com advogado em setembro de 2022 só em Dezembro que foram distribuído meu processo,até agora nada,toda vez que o consulto me diz que não tem nem uma novidade o que devo fazer?pensei em entrar com outro devido a demora.

Telefone com DDD
65996723930
Editor
5 meses atrás
Responder a  Roberson machado

Boa tarde! Esse tipo de processo realmente pode demorar. Nossa orientação é que o senhor procure seu advogado para mais informações.

DEIXE DE SER ENGANADO. Receba

GRATUITAMENTE 

informações sobre seus direitos.